RESOLUÇÃO
Nº_03, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2011.
Projeto de Resolução nº 03/2011
Autor: Mesa da Câmara
Define as
atribuições e requisitos dos cargos do Quadro de Pessoal da Câmara Municipal de
Caçapava.
O PRESIDENTE DA
CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA FAZ SABER QUE O PLENÁRIO DESTE LEGISLATIVO APROVOU
E EU PROMULGO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º
Ficam definidas as atribuições e requisitos dos cargos do Quadro de Pessoal da
Câmara Municipal de Caçapava constantes dos Anexos I e II, que fazem parte
integrante desta Resolução.
Art. 2º
Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º
Revogam-se as disposições em contrário, em especial os artigos
CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA, 09
de fevereiro de 2011.
Daniel Lazarini
Presidente
Este texto não substitui o original publicado e
arquivado na Câmara Municipal de Caçapava.
A N E X O I
QUADRO DE PESSOAL DA
CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA
DESCRIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E
REQUISITOS DE CARGOS DE PROVIDMENTO EFETIVO
CARGO: Procurador Jurídico
1.
Descrição Sumária: Atividade de nível superior, de natureza técnica,
privativas de bacharéis em direito com registro na Ordem dos Advogados do
Brasil – OAB, titular do cargo efetivo de Procurador Jurídico, relacionados ao
planejamento, à coordenação, à supervisão e à execução de tarefas que envolvem
as funções de processamento de feitos, a representação da Câmara Municipal de
Caçapava judicial e extrajudicialmente.
2.
Atribuições:
-
oficiar em todas as ações em que a Câmara Municipal de Caçapava seja autora,
ré, interveniente ou por qualquer forma interessada;
-
elaboração de pareceres jurídicos, de informações e de relatórios;
-
pesquisas e estudos na legislação, na jurisprudência e na doutrina, inclusive
de outros municípios, estados e países, para fundamentar análise e instrução de
projetos;
-
assistência técnica em questões que envolvam matéria de natureza jurídica com
análise e emissão de informações e de pareceres que subsidiem a tomada de
decisões;
-
apoio técnico e administrativo aos vereadores e às unidades do Poder Legislativo;
-
análise, pesquisa, conferência, seleção, processamento, registro,
armazenamento, recuperação, requisição e divulgação de feitos, documentos e
informações, com base na legislação pertinente e normas técnicas;
-
elaboração e atualização de normas e procedimentos pertinentes à área de
atuação;
-
redação de documentos diversos;
-
atendimento ao público interno e externo, transmitindo informações de natureza
jurídica, legislativa e administrativa relacionadas as atividades do
Legislativo;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação e/ou formação
especializada.
REQUISITO
MÍNIMO: Nível superior bacharelado em Direito com registro na Ordem dos
Advogados do Brasil - OAB.
CARGO: Chefe da Divisão de Apoio
Administrativo
1.
Descrição Sumária: Atividade relacionadas ao planejamento, à coordenação, à
supervisão e à execução de tarefas que envolvem as funções de administração.
2.
Atribuições:
-
planejamento, organização, coordenação e controle da utilização dos recursos
humanos, materiais e financeiros;
-
elaboração de princípios e normas para assegurar a correta aplicação de
recursos;
-
análise de situação vigente quanto a recursos disponíveis e rotinas;
-
controle do desenvolvimento de programas e atividades implantados na área administrativa;
-
proposição de metodologia a ser adotada nas atividades administrativas;
-
preparação de relatórios e informações;
-emissão
de pareceres de sua área de atuação;
-
orientação as tarefas de seus auxiliares;
-
participação no planejamento e execução dos programas de treinamento, relativos
a sua área de competência;
-
manter controle de material de expediente;
-
trabalhos que exijam conhecimentos básicos de informática, inclusive digitação;
-
acompanhar e controlar o trâmite de processos e demais expedientes afetos a sua
área de atuação;
-
exercer outras atribuições que lhe forem conferidas ou delegas na sua área
administrativa.
REQUISITO
MÍNIMO: Curso superior em qualquer área de ciências humanas ou ensino médio
completo, porém, com pelo menos, cinco anos
ininterruptos de atividade comprovada ou dez intercalados, em cargo de chefia
ou direção em órgão da administração pública.
CARGO: Assistente Legislativo
1.
Descrição Sumária: Executa tarefas atinentes a
serviços de administração, documentação, informação, processamento de dados,
comunicação, revisão e outras relativas ao serviço burocrático.
2.
Atribuições:
-
executa o expediente de rotina e organiza arquivos de sessões, com os
respectivos índices;
-
examina processos relacionados com assuntos gerais do legislativo;
-
prepara informações e expedientes;
-
redige expedientes administrativos;
- verifica exatidão de documentos;
-
secretaria reuniões e redige atas;
-
faz controle da tramitação de papéis e processos;
-
classifica os expedientes recebidos e expedidos;
-
providencia a separação, classificação, distribuição e expedição de
correspondência;
-
controla entrada e saída de materiais de acordo com a documentação necessária;
- realiza inventário de materiais;
-
prepara os documentos para as sessões;
-
classifica, seleciona e prepara documentos;
-
organiza e conserva arquivos de acordo com as instruções recebidas;
-
participa da preparação de matéria para divulgação interna e externa;
-
opera equipamentos de digitação;
-
redigi relatórios e informa expedientes;
-
presta informações sobre documentos arquivados;
-
mantém atualizado o cadastro de
funcionários e vereadores;
-
atualiza procedimentos pertinentes à área de pessoal;
-
efetua os lançamentos e processa a folha de pagamento de pessoal;
-
exerce outras atribuições que lhe forem
conferidas ou delegas na sua área administrativa.
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino médio completo.
CARGO: Arquivista
1.
Descrição Sumária: Executa tarefas atinentes a
funções de documentação, pesquisa e
informação de papéis e processos do legislativo.
2.
Atribuições:
- recebimento, registro e distribuição dos documentos, bem como
controle de sua movimentação;
- classificação,
arranjo, descrição e execução de demais tarefas necessárias à guarda e
conservação dos documentos, assim como prestação de informações relativas aos
mesmos;
- preparação de
documentos de arquivo para processamento eletrônico de dados.
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino médio completo.
CARGO: Operador de Áudio e Vídeo
1.
Descrição Sumária: Atividade de nível intermediário
que efetua serviços internos e externos de filmagem e operação de controle de
equipamentos para sonorização.
2.
Atribuições:
-
faz filmagem de eventos e ocorrências internos e externos vinculados ao Poder
Legislativo;
-
efetua a limpeza e conservação dos materiais e equipamentos sob sua guarda;
-
faz a instalação interna e externa, conservação, manutenção de pequenos reparos
e controle de equipamentos de sonorização do Poder Legislativo;
-
realiza a gravação de áudio e vídeo das sessões e outras reuniões de interesse
da Câmara.
-
realiza outras atividades inerentes a sua área de atuação.
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino fundamental completo.
CARGO: Fotógrafo
1.
Descrição Sumária: Atividade de nível intermediário
que efetua serviços internos e externos de fotografia.
2.
Atribuições:
- fotografa eventos e ocorrências internas e externas vinculados ao
Poder Legislativo;
-
efetua a limpeza e conservação dos materiais e equipamentos sob sua guarda;
-
mantém o arquivo de fotos de interesse do Legislativo;
-
realiza outras atividades inerentes a sua área de atuação.
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino fundamental completo.
CARGO: Motorista Executivo
1.
Descrição Sumária: Atividade de nível intermediário,
relacionadas à organização e execução de tarefas que envolvem as funções de
motorista.
2.
Atribuições:
-
transporte dos vereadores, funcionários e pessoas autorizadas;
-
transporte de documentos no interesse da Câmara Municipal de Caçapava;
- manter limpo e zelar pela conservação dos veículos;
-
zelar pela manutenção e conservação do veículo, comunicar falhas e solicitar a
manutenção preventiva ou corretiva, a lavagem e a lubrificação do veículo;
- observar e cumprir as normas técnicas de uso dos veículos e a legislação de
trânsito em vigor;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação.
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino fundamental completo e Carteira Nacional de Habilitação
categoria “C”.
CARGO: Copeira
1.
Descrição Sumária: Atividade de nível intermediário,
relacionadas aos serviços de copa e cozinha.
2.
Atribuições:
-
executa serviços gerais de limpeza de copa e cozinha;
-
prepara e serve café, lanches e serviços de copa em geral;
-executa
outras tarefas afins
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino fundamental completo.
CARGO: Auxiliar de Serviços Gerais
1.
Descrição Sumária: Atividade de nível intermediário,
que realiza serviços internos e externos de correspondência, serviços de
limpeza e deslocamento interno de pessoas.
2.
Atribuições:
- faz a
conservação dos locais de trabalho;
- faz
trabalhos de limpeza de pisos, vidros, móveis, instalações sanitárias, etc.;
- transporta
documentos e materiais internamente, entre as próprias unidades da Câmara, ou
externamente para outros órgãos ou entidades;
- leva e
recebe correspondência e volumes nos correios e companhias de transporte;
- mantem
limpos os móveis e arrumados os locais de trabalho;
- mantem arrumado o material sob sua guarda;
- fixa
em quadros próprios e de acordo com as ordens superiores, avisos, ordens de
serviço, comunicados e outros;
- recebe
e transmiti recados;
- opera
a copiadora;
-
executa tarefas simples de escritório, como: arquivar documentos nas pastas,
colocar fichas em ordem, etc.;
- atende a diretores, chefes, Vereadores e demais
dirigentes no âmbito de suas atribuições;
- executar outras tarefas afins.
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino fundamental completo.
CARGO: Encarregado de Manutenção
Predial
1.
Descrição Sumária: Atividade de nível intermediário,
que realiza serviços de manutenção do prédio da Câmara Municipal.
2.
Atribuições:
- efetua
serviços relacionados a manutenção preventiva e corretiva em instalações
hidráulica, elétrica e pequenos reparos de alvenaria no prédio da Câmara
Municipal e seus anexos.
- executar outras tarefas afins.
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino fundamental completo.
CARGO: Agente Administrativo
1.
Descrição Sumária: Executa tarefas atinentes à
datilografia e/ou digitação, bem como auxilia no serviço burocrático.
2.
Atribuições:
-
opera máquinas e equipamentos de escritório;
-
executa a digitação de textos de indicações, requerimentos e outras
proposituras;
-
mantém e organiza arquivo digital de proposituras e demais documentos
digitados;
-
auxilia na execução de tarefas elementares de apoio as diversas unidades da
Câmara;
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino médio completo.
CARGO: Programador
1.
Descrição Sumária: Atividade relacionadas ao
planejamento, à coordenação, à supervisão e à execução de tarefas que envolvam
a função de informática.
2.
Atribuições:
- fazer estudos e desenvolver
projetos de processamento de dados, atendidas as prioridades superiormente
definidas;
-
analisar novas aplicações, estudando a viabilidade de utilização de técnicas
especiais de “software”, para atendimento de necessidades específicas
levantadas;
-
organizar e manter contatos com as diferentes áreas da Câmara Municipal de
Caçapava, visando analisar problemas e necessidades e a debater questões
pertinentes à implantação e execução de projetos de processamento de dados;
-
preparar e manter atualizada a documentação de sistemas em operação;
-
coordenar a adequação de rotinas e métodos administrativos necessários à
implantação ou modernização de sistemas, cuidando ainda de promover e/ou
executar o treinamento do pessoal envolvido;
-
prestar suporte técnico às diferentes áreas da Câmara Municipal de Caçapava,
visando ao aprimoramento e modernização das metodologias e dos padrões de
operação existentes;
-
planejar e coordenar as atividades internas à área, relacionadas com os
sistemas em produção, estabelecendo a programação e promovendo medidas
adequadas em seus diversos estágios de execução;
-
executar a gestão de serviços técnicos de informática prestados por terceiros
contratados, acompanhando e avaliando o seu desempenho;
REQUISITO
MÍNIMO: Bacharelado em curso superior de Processamento de Dados, Sistemas da
Informação, Ciências da Computação ou Engenharia da Informação;
CARGO: Técnico em Rede e Hardware
1.
Descrição Sumária: Atividade relacionadas à
organização e execução de tarefas que envolvem as funções de técnico em
informática.
2.
Atribuições:
-
atendimento relacionado à informática, às unidades da Câmara Municipal de
Caçapava;
-
manutenção e operação dos sistemas de hardware, software e rede internet e
intranet;
-
pesquisas e sugestões para implantação de novas tecnologias;
-
realiza estudos preliminares para utilização de processamento ou melhoria dos
serviços já implantados;
-
colabora na especificação dos serviços de processamento de dados;
-
prepara manuais de programação, de operação e de preparação de dados para
digitação;
-
acompanha o preparo e a execução de testes de programas;
-
mantém o arquivo de programas, rotinas e dados;
-realiza
backups de arquivos;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação;
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino médio completo e formação técnica ou profissional na área de
informática.
CARGO: Contador
1.
Descrição Sumária: Atividade relacionada à
escrituração das contas do órgão, orçamentário e financeiro, operações de
encerramento do exercício.
2.
Atribuições:
-
análise de contas, balancetes e balanço contábil;
-
emissão de notas de reserva e empenhos;
-
organizar e manter registros e demonstrativos da movimentação financeira e da
execução orçamentária;
-
manter posições atualizadas sobre recursos utilizados, saldos e
disponibilidades;
-
manter a escrituração das contas patrimoniais e das contas orçamentárias;
-
elaborar balanços, balancetes e demonstrativos exigidos pela legislação;
-
organizar e proceder ao arquivamento dos documentos contábeis;
-
exercer o acompanhamento de movimentação de contas bancárias, efetuando as
conciliações necessárias;
-
instrução de processos de prestação e tomadas de contas;
-
lançamento contábil;
-
operação do sistema contábil;
-
elaboração e análise de pareceres, informações, relatórios, estudos e outros
documentos de natureza contábil;
-
conformidade contábil;
-
conferência e instrução de processo e projetos relativos à área de atuação;
-
assistência técnica em questões que envolvam matéria de natureza administrativa
e contábil, analisando, emitindo informações e pareceres;
-
redação de documentos diversos;
-
conferência de documentos diversos;;
-
organização de documentos, utilizando técnicas e procedimentos apropriados;
-
atendimento ao público interno;
-
trabalhos que exijam conhecimentos básicos de informática, inclusive digitação;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação
REQUISITO
MÍNIMO: Nível superior bacharelado
CARGO: Jornalista
1.
Descrição Sumária: Atividade relacionada a divulgação
dos trabalhos legislativos na imprensa e a coordenação de cerimonial.
2.
Atribuições:
-
análise de contas, balancetes e balanço contábil;
-
acompanhar o noticiário dos jornais, preparando resumos e promovendo sua
disseminação a todos os órgãos da Câmara;
-
elaborar material publicitário ou de cunho educativo (cartazes, folhetos,
cartilhas etc.) de suporte para campanhas, ações, obras e iniciativas da Câmara
Municipal de Caçapava, para divulgação e/ou mobilização da população do
município;
-
desenvolver e manter canais de comunicação para os munícipes, visando a ouvir e
registrar reclamações e sugestões, bem como acompanhar o atendimento ou retorno
cabível;
-
cuidar do cerimonial da Câmara Municipal de Caçapava, organizando e prestando o
devido suporte no agendamento, no preparo e no acompanhamento e/ou
desenvolvimento de solenidades, visitas oficiais e entrevistas;
-
planejar, montar, operacionalizar e avaliar eventos festivos e informativos
para todos os órgãos da Câmara Municipal de Caçapava;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação
REQUISITO
MÍNIMO: Nível superior bacharelado em Jornalismo, Publicidade, Marketing ou
Rádio e TV.
A N E X O II
QUADRO DE PESSOAL DA
CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA
DESCRIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E
REQUISITOS DE CARGOS DE PROVIMENTO
FUNÇÃO DE CONFIANÇA: Diretor Geral
Descrição Sumária: Atividade relacionadas ao
planejamento, à coordenação, à supervisão e à execução de tarefas que envolvem
a função de gestor público.
1.
Atribuições:
-
elaborar estudos visando a implementação de modelos de gestão inovadores que
primem pela qualidade nos serviços e no atendimento à população;
-
elaborar projetos que contemplem estratégias eficazes de gestão da coisa
pública, decidindo alternativas e dimensionando riscos para otimização de
resultados;
-
conhecer e utilizar teorias contábeis, financeiras e orçamentárias, de modo a
minimizar os riscos econômicos e promover o desenvolvimento da Câmara
Municipal;
-
fornecer laudos e pareceres no assessoramento ao planejamento e gerenciamento
públicos;
-
assistir à Mesa Diretora da Câmara, submetendo os atos administrativos e
regulamentares a sua apreciação;
-
supervisionar, coordenar e orientar a execução das atividades dos órgãos que
compõem a Câmara Municipal;
-
comunicar-se, conforme norma padrão, em documentos oficiais e específicos;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação.
REQUISITO
MÍNIMO: Curso superior em qualquer área de ciências humanas ou ensino médio
completo, porém, com pelo menos, cinco anos
ininterruptos de atividade comprovada ou dez intercalados, em cargo de chefia
ou direção em órgão da administração pública.
FUNÇÃO COMISSIONADA: Chefe do
Departamento de Apoio ao Cidadão
Descrição Sumária: Atividade relacionadas a tarefas que envolvam assessoria direta à
Presidência.
1.
Atribuições:
-
chefiar e coordenar as atividades exercidas pelos agentes administrativos que
atuam no Departamento de Apoio ao Cidadão;
-
responder diretamente no exercício de suas funções ao Presidente da Câmara.
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação
REQUISITO
MÍNIMO: nível médio completo;
CARGO EM COMISSÃO: Diretor
Administrativo
Descrição Sumária: Atividade relacionadas ao
planejamento, à coordenação, à supervisão e à execução de tarefas que envolvem
a função de gestor público.
1.
Atribuições:
-
supervisionar, coordenar e orientar a execução das atividades administrativas
da Câmara Municipal;
-
dirigir, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de programas e projetos
afetos a área administrativa da Câmara Municipal;
-
promover a articulação de seus programas com ações de outros setores do
legislativo;
-
assegurar o aperfeiçoamento técnico dos servidores da Câmara Municipal;
-
decidir sobre assuntos pertinentes às respectivas unidades administrativas,
submetendo-as se necessário a Diretoria Geral;
-
elaborar projetos que contemplem estratégias eficazes de administração,
decidindo alternativas e dimensionando riscos para otimização de resultados;
-
Fornecer laudos e pareceres no assessoramento ao planejamento e gerenciamento
públicos;
-
Comunicar-se, conforme norma padrão, em documentos oficiais e específicos;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação
REQUISITO
MÍNIMO: Curso superior completo ou ensino médio completo, porém, com pelo menos, cinco anos ininterruptos de atividade comprovada ou
dez intercalados, em cargo de chefia ou direção na área de administração.
CARGO EM COMISSÃO: Diretor
Contábil
Descrição Sumária: Atividade relacionadas ao
planejamento, à coordenação, à supervisão e à execução de tarefas que envolvem
matéria financeira/oirçamentária.
1.
Atribuições:
-
supervisionar, coordenar e orientar a execução das atividades do departamento
financeiro/orçamentário da Câmara Municipal;
-
dirigir, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de programas e projetos
afetos a área financeira/orçamentária da Câmara Municipal;
-
promover a articulação de seus programas com ações de outros setores do
legislativo;
-
elaborar projetos que contemplem estratégias eficazes na execução orçamentária,
decidindo alternativas e dimensionando riscos para otimização de resultados;
-
assessorar a Mesa Diretora quanto ao planejamento orçamentário anual e
plurianual
-
Comunicar-se, conforme norma padrão, em documentos oficiais e específicos;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação
REQUISITO
MÍNIMO: Nível superior bacharelado em Economia ou Ciências Contábeis.
CARGO EM COMISSÃO: Assessor
Jurídico
Descrição Sumária: Atividade relacionadas a tarefas que envolvam assessoria
jurídico-legislativa à Presidência e aos demais membros da Mesa Diretora da
Câmara Municipal.
1.
Atribuições:
-
prestar assessoria jurídica direta ao Presidente e aos demais membros da Mesa
Diretora da Câmara Municipal de Caçapava no que tange ao exercício do mandato;
-
analisar e orientar a Presidência e a Mesa Diretora na assinatura de
proposições, resoluções, e outros documentos jurídicos e administrativos;
-
exercer função de orientação nas atividades administrativas, orçamentárias e
financeiras, de forma a assegurar a legalidade dos atos da Presidência e da
Mesa Diretora, inclusive emitindo parecer, quando solicitado pelo Presidente;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação.
REQUISITO
MÍNIMO: Nível Superior bacharelado em Direito e inscrição na OAB.
CARGO EM COMISSÃO: Assessor de
Comunicação
Descrição Sumária: Atividade relacionadas a tarefas que envolvam assessoria na área de
relações públicas e comunicação da Presidência e dos demais membros da Mesa
Diretora da Câmara Municipal.
1.
Atribuições:
-
assessoramento na elaboração de matérias jornalísticas, visando a fornecer aos
veículos de comunicação externos e internos informações e esclarecimentos de
interesse da Câmara Municipal;
-
assessoramento na confecção de veículos de informação interno;
- acompanhamento
de notícias de interesse da Câmara Municipal veiculadas pelos
diversos
meios de comunicação;
-
intermediação nas relações entre autoridades, órgãos da Câmara Municipal e
meios de comunicação;
-
assessoramento na produção de vídeos;
-
acompanhamento das sessões da Câmara Municipal;
-
coordenação e organização de material jornalístico;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação
REQUISITO
MÍNIMO: Nível Superior em Jornalismo, Relações Públicas ou Rádio e TV.
CARGO EM COMISSÃO: Assessor da
Presidência
Descrição Sumária: Atividade relacionadas a tarefas que envolvam assessoria direta à
Presidência.
1.
Atribuições:
-
prestar assessoria política diretamente
ao Presidente da Câmara Municipal de Caçapava no que tange aos assuntos ligados
ao exercício de seu mandato;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino médio completo.
CARGO EM COMISSÃO: Assessor
Parlamentar
Descrição Sumária: Atividade relacionadas a tarefas que envolvam assessoria direta ao
Vereador.
1.
Atribuições:
-
prestar assessoria política diretamente
ao Vereador no que tange aos assuntos
ligados ao exercício de seu mandato;
-
assessorar técnica e politicamente os Vereadores no exercício de suas
atribuições;
-
analisar projetos de leis, resoluções, portarias e demais atos de interesse do
Poder Legislativo propondo sugestões;
-
assessorar o processo de fiscalização e julgamento das contas do Poder
Executivo;
assessorar
o processo de fiscalização das contas da Mesa
Diretor da Câmara;
-
atender os munícipes e encaminhar suas reivindicações ao Vereador;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação.
REQUISITO
MÍNIMO: Ensino médio completo.
CARGO EM COMISSÃO: Assessor de
Informática
Descrição Sumária: Atividade relacionadas a tarefas que envolvam assessoria direta à
Presidência.
1.
Atribuições:
-
prestar assessoria direta ao Presidente da Câmara Municipal de Caçapava no que
tange aos assuntos ligados ao seu Departamento, incluindo a segurança das
informações;
-
realização de outras atividades inerentes à área de atuação
REQUISITO
MÍNIMO: bacharelado em curso superior de Processamento de Dados, Sistemas da
Informação, Ciências da Computação ou Engenharia da Informação;