LEI Nº 3722, DE 06 DE JULHO DE 1999.

 

DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O ANO DE 2000.

 

PAULO ROBERTO ROITBERG, Prefeito Municipal de Caçapava, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

 

CAPÍTULO I

DAS DIRETRIZES GERAIS DA ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

 

Art. 1º A Lei Orçamentária Anual, para o exercício financeiro do ano de 2000, observando-se o disposto no Artigo 150 da Lei Orgânica do Município, compreenderá:

 

I - Orçamento Fiscal;

 

II - Orçamento da Seguridade Social.

 

Art. 2º A proposta orçamentária do Município para o exercício do ano 2000 será integrada pelo Poder Legislativo e por todos os órgãos da administração direta e fundacional do Poder Executivo, nos termos do artigo 1° desta lei.

 

Artigo 3º A proposta orçamentária do Município para o exercício do ano 2000 conterá:

 

I - Prioridades e metas da administração pública, incluindo os programas de investimentos para o próximo exercício constante desta Lei;

 

II - Atividades de manutenção dos órgãos municipais, levando em conta o comportamento da execução orçamentária neste exercício ou em anteriores à formulação desta Lei.

 

Parágrafo único - A lei orçamentária anual não apresentará dispositivo estranho a previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para remanejamento e abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito ainda que por antecipação da receita.

 

Artigo 4º A proposta orçamentária do Poder Legislativo para o próximo exercício será encaminhada ao Poder Executivo até 31 de julho para ser compatibilizada com as propostas dos demais órgãos da administração municipal e com a receita orçada, a fim de permitir a posterior elaboração do projeto de lei orçamentária.

 

CAPÍTULO II

DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

 

Artigo 5º A proposta orçamentária do município de Caçapava para o exercício do ano 2000 será encaminhada à Câmara Municipal até 30 de setembro de 1999 e conterá a discriminação das receitas e despesas municipais, evidenciando a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo.

 

Artigo 6º Farão parte do Projeto de Lei Orçamentária:

 

I - Mensagem;

 

II - Proposta Orçamentária;

 

III - Demonstrativo dos efeitos sobre as receitas, decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

 

Art. 7º A Mensagem de encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária explicitará:

 

I - A compatibilização das prioridades constantes da proposta orçamentária anual com as aprovadas na LDO;

 

II - Os critérios seguidos para estimar as fontes de recursos previstos para o exercício.

 

Art. 8º A Lei Orçamentária discriminará a receita e despesa, evidenciando a política econômica e financeira da administração e a execução de seu plano de governo.

 

§ 1° Integrarão a proposta orçamentária:

 

I - Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções de governo;

 

II - Quadro demonstrativo da receita e despesa segundo as categorias econômicas, nos termos da legislação em vigor;

 

III - Quadro demonstrativo da receita por fontes e respectiva legislação;

 

IV - Quadro das dotações por órgãos de governo da Administração;

 

V - Tabela explicativa da receita e despesa nos termos da legislação em vigor.

 

§ 2° Acompanharão a Lei Orçamentária:

 

I - Quadros demonstrativos da receita e planos de Aplicação dos Fundos Especiais;

 

II - Quadros demonstrativos da despesa, na forma da legislação em vigor.

 

Art. 9° Integrarão as propostas do orçamento fiscal as dotações destinadas a transferências para a Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava - FUSAM, até o limite de dez por cento da arrecadação.

 

Parágrafo Único - Na aplicação do percentual, previsto neste artigo não incidirão as receitas provenientes de taxas, operações de crédito, convênios e fundos.

 

Art. 10 O Orçamento de Investimentos, previsto no Art. 150 da Lei Orgânica do Município compreenderá dotações destinadas a:

 

I - Planejamento, gerenciamento e execução de obras;

 

II - Aquisição de imóveis necessários à realização de obras;

 

III - Aquisição de instalações, equipamentos e material permanente;

 

IV - Aquisição de imóveis ou bens de capital em utilização.

 

Art. 11 Na transferência de recursos orçamentários à Câmara Municipal será observado o limite mínimo de um por cento da arrecadação municipal.

 

Parágrafo Único - Na aplicação do percentual, previsto neste artigo não incidirão as receitas provenientes de taxas, operações de créditos, convênios e fundos.

 

CAPÍTULO III

DOS SERVIDORES

 

Art. 12 A política de pessoal do Município observará o disposto nos art. 1º, 2° e 3° da Lei Complementar n° 82, de 27 de março de 1995.

 

Art. 13 Na fixação da política salarial será observado o disposto no Artigo 38 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e demais dispositivos regulamentares vigentes.

 

Parágrafo Único - Haverá aumentos reais de salário quando a arrecadação do Município permitir, objetivando a reposição das perdas e a valorização do servidor municipal.

 

Art. 14 A Administração Municipal poderá, no decorrer do exercício de 2000, rever sua estrutura administrativa, adequando-a às suas finalidades específicas.

 

CAPÍTULO IV

DOS TRIBUTOS

 

Art. 15 O Município fica obrigado a arrecadar todos os tributos de sua competência, inclusive o da Contribuição de Melhoria.

 

Parágrafo Único - A administração do Município dispenderá esforços no sentido de diminuir o volume da Dívida Ativa inscrita, de natureza tributária e não tributária.

 

Art. 16 O Município fica obrigado a rever e atualizar a sua legislação tributária, para o exercício de 2000.

 

§ 1° A revisão e atualização de que trata o presente artigo compreenderá também a modernização da máquina fazendária no sentido de aumentar a produtividade.

 

§ 2° Os esforços mencionados no parágrafo anterior se estenderão à administração da Dívida Ativa.

 

CAPÍTULO V

DA ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

 

Art. 17 O Poder Executivo enviará à Câmara Municipal, projetos de lei dispondo sobre alterações na legislação tributária especialmente sobre:

 

I - Modificação na legislação da contribuição de melhoria, decorrente de obra pública;

 

II - Revisão das taxas, objetivando sua adequação aos custos dos serviços prestados;

 

III - Aperfeiçoamento no sistema de fiscalização, cobrança e arrecadação dos tributos;

 

IV - Instituição da progressividade das alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano, nos termos de Lei Municipal, de forma a assegurar o cumprimento da função social da propriedade e de correta utilização, nos termos do Plano Diretor do Município;

 

V - Revisão do Código Tributário, visando adequá-lo à política tributária necessária para promover o desenvolvimento econômico e social do Município.

 

CAPÍTULO VI

DA DÍVIDA PÚBLICA

 

Art. 18 A administração das dívidas interna e externa contratadas e a captação de recursos pela administração municipal, obedecida a legislação vigente, atenderão:

 

I - A operações de crédito por antecipação da receita orçamentária do exercício;

 

II - A investimentos definidos pelo Plano Plurianual de Investimentos e de acordo com as fontes de recursos.

 

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 19 Caso o projeto de lei orçamentária não seja votado até o início do exercício de 2000, fica o Poder Executivo autorizado a realizar a lei orçamentária vigente, até a aprovação do projeto pelo Poder Legislativo.

 

Art. 20 Constarão do orçamento anual os recursos destinados ao custeio de auxílios ou subvenções autorizadas pelo Poder Legislativo através de lei específica.

 

§ 1° O prazo para prestação de contas referente a recursos recebidos por conta de auxílio ou subvenção não poderá ultrapassar noventa dias do encerramento de exercício.

 

§ 2° Fica vedada a concessão de auxílio ou subvenção às entidades que não tiverem prestado contas dos recursos recebidos ou cujas contas não tiverem sido aprovadas pelo Executivo Municipal.

 

Art. 21 O Município se obriga, de acordo com o art. 209 da Lei Orgânica do Município, a aplicar vinte e cinco por cento da receita de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.

 

Art. 22 O Município se obriga, de acordo com § 7º do art. 150 da Lei Orgânica do Município, aplicar catorze por cento da receita de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento da saúde.

 

Art. 23 Os créditos adicionais e suplementares abertos por decreto do Executivo, quando destinados a suprir insuficiência nas dotações relativas aos serviços da dívida pública, precatórios judiciais, pessoal civil, inativos, pensionistas, encargos sociais, despesas de exercícios anteriores, despesas a conta de recursos vinculados e Fundação Municipal, não onerarão o limite autorizado na lei orçamentária.

 

Art. 24 Além do estabelecido nesta lei, o Orçamento deverá seguir os seguintes princípios:

 

I - Os projetos em execução terão prioridade sobre os novos projetos, salvo motivo de força maior.

 

II - A programação de novos projetos dependerá de prévia comprovação de sua viabilidade técnica, econômica e financeira.

 

Art. 25 Faz parte integrante desta lei os quadros anexos das metas e prioridade da administração, constantes das folhas 08 a 45.

 

Art. 26 Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 27 Revogam-se as disposições em contrário.

 

Prefeitura Municipal de Caçapava, 06 de Julho de 1999.

 

PAULO ROBERTO ROITBERG

PREFEITO MUNICIPAL

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caçapava.

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

GABINETE DO PREFEITO

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Adequação, ampliação e incrementação dos serviços e equipamentos do gabinete.

Qualificar e otimizar o trabalho, captando e produzindo informações com maior agilidade, possibilitando a tomada de decisões com maior presteza e eficiência.

- Promoção de Palestras, Seminários e eventos de natureza educativa/cultural.

Proporcionar o acesso a conhecimentos específicos em diversas áreas do saber, visando a qualificação da população. Direcionar a busca de soluções para problemas locais ouvindo especialistas e conhecendo novas metodologias e possibilidades.

- Criação da Coordenadoria de Comunicação Social e provimento de seus cargos.

Atender às demandas já existentes e criar alternativas que viabilizem a informação do munícipe quanto aos serviços, atividades e decisões da administração.

- Organização do Sistema Municipal de Defesa Civil.

- Aquisição de material de segurança, sinalização.

- Organização, apoio e promoção de eventos e festivais sociais.

Atender de forma mais qualificada às emergências locais.

- Organização, apoio e promoção de eventos e festivais sociais.

Proporcionar infra-estrutura às atividades comemorativas do Município.

- Semana da Mulher, Dia do Trabalhador e outras festividades.

Proporcionar infra-estrutura a realização das diversas atividades.

- Readequação da Assessoria de Planejamento, com a criação e provimento de cargos.

- contratação de terceiros e celebração de convênios.

Atender os princípios constitucionais que determinam a adequação e utilização de instrumentos de planejamento como forma de reduzir as desigualdades econômicas e sócio-culturais.

- Formulação do Plano Diretor.

- Elaboração de base cartográfica geoferenciada do município, através do Sistema Geográfico de Informações.

- Levantamento aerofotogramétrico.

Informatização de dados físico/territoriais da cidade, integrando-os aos diversos setores da administração municipal e utilizando informações de órgãos das esferas estadual e/ou federal.

Agilizar o atendimento ao munícipe e orientar as decisões da administração levando em conta a realidade da cidade e seus dados.

Obter um retrato físico-territorial da cidade, em condições mais reais, principalmente quanto aos loteamentos clandestinos  visando subsidiar as ações políticos-habitacionais e de desenvolvimento econômico e de controle do uso do solo.

- Elaboração de projetos de urbanização, praças e áreas de lazer.

Melhorar a estética e as áreas de lazer e verdes, levando em conta as atividades que ali serão realizadas e o tipo de demanda de atividades de entretenimento local.

- Melhoria do centro da cidade.

Resgatar os espaços públicos e privados, dotando-os de equipamentos e condições para o atendimento à população em suas atividades de lazer e consumo.

- Elaboração de projetos de incentivo ao Desenvolvimento econômico.

Incentivar fortalecer e explorar as potencialidades da cidade, visando o desenvolvimento econômico e social, combatendo o desemprego.

- Realização de cursos e Treinamentos.

Manter os profissionais da área atualizados.

- Implantação de Parques Urbanos.

Aumentar o índice de áreas verdes dos bairros, contribuindo com a ampliação de áreas destinadas ao lazer.

- Implantação do Projeto Verde é Vida, de levantamento de informações sobre o meio ambiente e de formação de consciência ecológica.

Viabilizar pesquisas de meio ambiente que desenvolvam o interesse da população em geral e principalmente de estudantes de primeiro e segundo grau, através de participação direta nas iniciativas.

- Implantação de ações que visem um melhor aproveitamento das políticas do comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, subsidiando a representação da cidade no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Viabilizar ações junto às diversas cidades da região e governos estadual e federal que integrem uma política de despoluição do Rio Paraíba e de valorização dos Recursos Hídricos.

- Realização de inventário das principais fontes de poluição, emissão de detritos, líquidos e gasosos, instalados no município.

Proceder avaliação da qualidade dos recursos naturais existentes na cidade: ar, água, solo e subsolo e sua capacidade de absorção de novos impactos.

- Realização de convênio com órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de projetos ecoambientais.

Buscar recursos para a realização de programas que resultem em melhoria ambiental.

- Seleção de áreas adequadas para a colocação de entulhos e instalação de aterros sanitários e industriais.

Utilizar tecnologia adequada para o tratamento dos diversos tipos de resíduos.

- Realização de campanhas educativas que objetivem o controle da poluição visual, atmosférica, sonora, hídrica e atenção e cuidados com o saneamento básico.

Objetivando preservar o meio ambiente, promover a conscientização da comunidade.

Desenvolvimento de programas de identificação do perfil da mão-de-obra empregada e desempregada no município.

Subsidiar programas de combate ao desemprego e de desenvolvimento econômico.

- Atualização do cadastro das empresas instaladas no município.

Levantar os produtos fabricados no município.

- Planejamento e execução de ações que visem o combate ao desemprego e a miséria decorrentes de conjuntura econômica.

Dar subsídio para iniciativas como a Comissão Municipal de Emprego, que reúne os setores produtivos em ações concretas de combate ao desemprego.

- Celebração de convênio com o Estado para a construção e ampliação de Postos Policiais.

Ampliar os serviços e fornecer melhores condições de segurança para o município.

- Corpo de Bombeiros.

- Celebração de convênio com o Estado e com a iniciativa privada para a instalação de postos de Corpo de Bombeiros.

Atender à demanda.

- Criação do sistema de Informação Municipal.

Organizai otimizar e agilizar os serviços.

- Celebração de convênio com órgãos públicos e iniciativa privada para o Programa de Eletrificação Rural.

Atendimento às necessidades.

- Implementação Orçamento Participativo.

Viabilizar processo participativo e transparente de controle dos recursos públicos.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Implantar o Plano de Carreira, Cargos e Salários na Administração.

Conferir ao funcionário público Municipal ao mesmo tempo, valorização e responsabilidade no atendimento de qualidade que pretendemos dar à população.

- Implantar O. M. na Administração.

Normalização de procedimentos e metas administrativas.

- Adequação do Arquivo Municipal.

Agilizar as respostas às consultas.

- Programa de Capacitação de Pessoal.

Melhorar a eficácia do servidor colocando-o em consonância com as exigências da população no que tange à eficiência, agilidade e resolutividade das demandas apresentadas.

- Construir o Almoxarifado Municipal, implantando informatização no gerenciamento de materiais.

Destinar espaço adequado ao armazenamento de material que será comprado em melhores condições, viabilizando um pequeno estoque de material.

- Reforma e/ou construção de próprios da Prefeitura.

Manutenção, prevenção e correção.

- Implementação de Depósito de Materiais Apreendidos.

- Contratação de agentes fiscais, auxiliares de serviços gerais, motoristas.

- Aquisição de equipamentos e material permanente.

- Aquisição de veículos.

- Leilão de materiais apreendidos.

Guardar materiais destinados à venda em desacordo com legislação pertinente.

- Implementação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

Adequar as relações de trabalho na administração às exigências legais, estabelecendo nova base de entendimento.

- Realização de concurso público.

Provimento de cargos necessários ao bom andamento do serviço público.

- Publicação de Atos Oficiais.

Viabilizar o cumprimento de legislação específica sobre publicidade dos atos públicos.

- Desenvolvimento Gerencial.

Desenvolver junto aos ocupantes de cargos de chefia para melhor desempenho de suas funções gerenciais, no acompanhamento e desenvolvimento de sua equipe para atender.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE FINANÇAS

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Implantação do sistema Geográfico de Informações.

- Aquisição de equipamentos.

Integração de informações contidas em diversos cadastros, referenciadas geograficamente.

Atualização cartográfica e cadastral.

Atender às necessidades de supervisão.

- Implantação/Expansão do Sistema Informatizado Integrado de Receita Contratação de terceiros.

Agilizar o atendimento aos munícipes ou aos órgãos, melhorando o controle das informações.

Digitalização de dados cadastrais.

- Incremento à arrecadação.

- Reforma Tributária.

- Celebração de convênios com Órgãos públicos, privados, entidades e Universidades.

- Aquisição de móveis e equipamentos.

- Contratação de pessoal.

- Aquisição de veículo.

- Ampliação de postos de atendimento.

Melhorar a capacidade de arrecadação, aperfeiçoando o sistema de fiscalização, cobrança e arrecadação dos tributos e realizando campanhas educativas.

Atualização da Legislação vigente.

Atualização cadastral para fins de tributação.

Atender às necessidades do departamento.

Completar a frota visando melhorar a fiscalização.

Instalação de guichês.

Melhoria no atendimento ao público e na cobrança de dívidas.

- Ampliação da Informatização.

Controle da arrecadação a assegurar uma maior confiabilidade nos dados disponíveis.

- Amortização da Dívida Pública.

Pagamento de Precatórios Judiciais, de acordo com disposições constitucionais (Art. 100 da CF e 33 dos Atos das Disposições transitórias).

- Obter financiamentos diversos a longo prazo.

Responder às demandas populares por obras e serviços.

- Aquisição de linhas telefônicas.

Agilizar o sistema de atendimento e consulta nos diversos órgãos públicos.

- Contratação de Agentes Fiscais, Técnicos Administrativos, motoristas.

Tornar mais acessíveis à população serviços que visem arrecadar mais.

- Revisão da Planta Genérica de valores do município.

Adequar a Planta Genérica atual a realidade do município.

- Realização de convênio com órgãos públicos Estaduais e Federais, visando a melhoria de arrecadação.

Melhoria da arrecadação em face a possível integração de informações cadastrais e de serviço.

- Contratação de assessoria para elaboração de projetos especiais.

Tornar possível a busca de recursos externos, os quais demandam projetos especiais.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Criação e organização de sistema de informação e arquivo informatizado.

Unificar as informações, possibilitando o acesso aos pareceres, uniformizando os entendimentos jurídicos a fim de tornar mais ágil e eficaz a prestação de serviços de assistência e consultoria à administração.

- Regularização fundiária de favelas e de loteamentos clandestinos.

Melhorar a qualidade de vida da população favelada, bem como dos que construíram em loteamentos clandestinos, chamados loteadores à responsabilidade e legalizando a situação dos moradores.

- Ampliação e modernização da biblioteca jurídica.

Dar subsídio aos funcionários na elaboração de seus trabalhos. É necessidade imposta pelas constantes mudanças legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais, decorrentes da dinâmica jurídica.

- Consolidação da Legislação municipal.

Facilitar o acesso à Legislação em vigor.

- Realização das Conferências Municipais de Direitos Humanos e elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos.

Estruturar ações a serem implementadas pela sociedade civil e Poder Público, com vistas à efetivação plena dos Direitos Humanos em nossa comunidade, além de fomentar a organização da população em torno de Associações, ou equivalentes, e de Conselhos Municipais.

- Estruturação da Defensoria Pública e do Procon, com sede e instalações próprias.

Atender a população carente, prestando atendimento jurídico, bem como atender os consumidores, orientando-os suas dúvidas e encaminhando suas reclamações.

- Ampliação do espaço físico da Procuradoria Geral do Município.

Aumento das atuais instalações, visando melhoria de serviço prestado e das condições de trabalho.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE SAÚDE

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Construir, reformar e ampliar Unidades de Saúde.

- Contratar pessoal.

- Efetuar provimento de cargos e salários.

- Celebrar convênios.

- Implantar Policlínicas.

- Realizar locação de imóveis.

Ampliação da oferta de serviços básicos de saúde à população.

Melhoria do sistema, com atendimento descentralizado de especialidades.

- Implantar o Cartão SUS aos usuários do sistema.

Identificação dos usuários.

- Informatizar as Unidades de Saúde.

- Adequar o sistema de telefonia.

Maior qualidade e agilidade dos serviços visando garantir o acesso do usuário de forma mais simples (agendamento), e a organização de uma rede de informação de saúde (prontuário único e sistema de informação de saúde).

Melhoria do controle de qualidade dos serviços.

- Adquirir ambulâncias e outros veículos.

- Efetuar locação de veículos.

Atendimento de demanda, aumentando a capacidade de solucionar problemas de transporte.

- Adquirir equipamentos e instrumentos médicos hospitalares.

Equipar adequadamente as Unidades de Serviço de Saúde e emergência.

- Adquirir materiais e mobiliário médico hospitalares.

Melhoria da qualidade dos serviços do Sistema.

- Adquirir ambulância com UTI e ambulâncias para remoção.

Atendimento adequado às situações emergenciais.

- Realizar treinamento e capacitação de pessoal e educação em saúde.

Melhoria da qualidade dos serviços prestados, através da participação e realização de cursos e seminários.

- Implementar o programa de Atendimento à Saúde Mental.

Atendimento de demanda e ampliação dos serviços.

- Construir e ativar unidades de pronto atendimento.

Ampliação do atendimento.

- Implantar turnos de atendimento nas Unidades de Saúde.

Facilitar o acesso e aumentar a oferta de serviços.

- Implantar programa de orientação e divulgação e informação sobre saúde e utilização de serviços.

Esclarecer e orientar os usuários do serviço de saúde, informando a população sobre medidas preventivas.

- Realizar parceria com a iniciativa privada e entidades sindicais.

Divulgação de medidas preventivas ao acidente de trabalho, doenças profissionais.

- Ampliar o PID - Programa de Internação Domiciliar.

Efetivo atendimento às necessidades da população, otimizando a utilização, reduzindo o déficit local dos leitos e promovendo a integração do paciente com sua família.

- Implementar as ações de Vigilância Sanitária.

Viabilizar o controle do comércio de produtos alimentícios.

Autorizar a instalação e controlar os estabelecimentos de saúde.

- Ampliar ações de Vigilância Epidemiológica.

Garantir o controle das doenças de notificação no Município e outros agravos.

- Ampliar a oferta de atendimento em Saúde Bucal nos Bairros.

Ampliar o atendimento e garantir ações de prevenção.

- Implantar serviço de reabilitação.

Garantia de acesso aos serviços.

Viabilizar a concessão de artigos próprios.

- Implementar programa DST/AIDS, com equipe multiprofissional.

Atendimento diferenciado, preventivo, educativo e de respeito aos doentes de HIV.

- Implantar o Serviço de Testagem Anônima.

Prevenção e controle da AIDS no município.

- Organizar e normatizar ações de prevenção e assistência integral de saúde.

Melhoria dos índices de morbe-mortalidade, permitindo o investimento em prevenção.

- Implantar projetos que visem a promoção da saúde da criança e do adolescente, da mulher do idoso e do trabalhador prioritariamente.

Melhorar a qualidade dos serviços prestados.

- Implementar o Conselho Municipal ou conselhos Locais de Saúde.

Viabilização do controle social da gestão da Saúde Municipal através da participação popular.

Prover recursos para garantir as suas atividades.

- Implementar o Fundo Municipal de Saúde.

Viabilizar o controle e gestão financeira dos recursos para área de Saúde.

- Implementar os Programa de Controle de Hipertensão Arterial e Controle de Diabetes.

Atendimento diferenciado aos pacientes.

- Implantar o Centro de Controle de Zoonoses.

Viabilizar o controle de Zoonoses.

- Ampliar o Programa de Saúde em Casa.

Garantir ações de prevenção.

Controle de doenças com atendimento domiciliar.

- Implementar Programa de Atenção às Carências Nutricionais.

Garantir a recuperação nutricional de crianças, gestantes e idosos.

- construir um centro Neurológico no Hospital da FUSAM.

- Adquirir equipamentos para o Centro Neurológico.

Atendimento diferenciado aos pacientes portadores de doenças neurológicas.

- Construir e equipar novo Centro cirúrgico na FUSAM.

- Construir e equipar Centro Obstétrico e berçário na FUSAM.

- Construir e equipar nova UTI na FUSAM

Melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Implantação de Unidades de atendimento à crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos.

Favorecer o acesso e permanência das crianças na educação formal, apoio material, proteção integral e prevenção de situações de permanência nas ruas.

- Implantação de cursos e oficinas profissionalizantes.

Atendimento sócio-educativo, orientação e preparo para o trabalho de adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos.

- Construção de equipamentos para o atendimento de crianças e adolescentes.

Atendimento a crianças e adolescentes em situação de riscos (abandono, vitimizações, maus-tratos).

- Construção de equipamento para desenvolvimento de projetos de geração de renda.

Atendimento a munícipes em situação de desemprego ou sub-emprego, provenientes de famílias desfavorecidas economicamente.

- Implantação de equipamento para atendimento em regime de abrigo.

Atendimento a munícipes (mulheres,) vítimas de violência doméstica.

Descentralização do Plantão Social.

Pronto atendimento social à comunidade, atenção à situações emergenciais, através de apoio material e ações sócio-educativas.

- Implantação de cursos profissionalizantes e atividades de geração de renda.

Atendimento a munícipes em situação de desemprego ou sub-emprego, provenientes de famílias desfavorecidas economicamente.

- Reestruturação da Pousada Municipal e garantia de estrutura infra-estrutura (material e técnica).

Atendimento à população de rua: itinerantes, migrantes, “homens de rua”, pedintes, perambulantes, munícipes e não munícipes e que permanecem/sobrevivem nas ruas.

- Qualificação do atendimento prestado pelos asilos e implantação de espaços de convivência para a terceira idade.

Implementação da política de atendimento à população idosa.

- Implantação de espaço de socialização e desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, artesanato, etc.

Atendimento aos portadores de necessidades especiais.

- Celebração de convênios e parcerias com instituições de assistência social.

Viabilização e garantia de continuidade de programas de assistência social.

- Assessoria técnica sistemática às instituições de assistência social.

- Capacitar as instituições de assistência social, articulando-as para a organização da rede de atendimento local.

Implantação do Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima.

Combater a miséria e garantia da permanência de crianças com idade entre 7 e 14 anos na escola.

- Atendimento a emergências e a situações de calamidade pública.

Garantir o atendimento às vítimas.

- Contratação de pessoal técnico, administrativo e operacional.

Para atender as finalidades da Secretaria na implantação e desenvolvimento dos programas.

- Aquisição de veículos, móveis, máquinas, equipamentos e ferramentas.

Implantação dos Programas de atendimento da Secretaria.

- Capacitação de pessoal através de cursos, treinamentos, supervisão, etc.

Qualificação dos serviços prestados.

- Implementação do Conselho Tutelar.

Cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e legislação municipal pertinente.

- Implementação do Fundo Municipal de Assistência Social.

cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação das políticas correspondentes.

- Implantação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo do Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima.

Cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação das políticas correspondentes.

- Implementação dos demais Conselhos Municipais.

Cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação das políticas correspondentes.

- Celebração de convênios com Universidades para contratação de serviços e estagiários.

Realização de pesquisas que visem a identificação e definição de políticas de assistência social no município, bem como a implementação de ações da Secretaria.

- Contratação de Assessorias e/ou Consultorias.

Realização de estudos, capacitação e planejamento de ações da Secretaria.

- Implantação de Projeto Comunidade-Participação e Organização.

Mobilizar e organizar a população em projetos de participação comunitária, bem como, no envolvimento com a política habitacional do Município.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Ampliação da Secretaria Municipal de Educação.

- Construção, ampliação, reforma e adequação de espaços.

- Criação de cargos e contratação de pessoal.

- Aquisição de linhas telefônicas.

- Locação de equipamentos, máquinas, veículos e outros.

Atender o aumento de demanda da Rede Municipal de Ensino, otimizando espaços e serviços viabilizando atendimento de emergência.

- Informatização.

- Implantação de laboratórios de informática na Rede Municipal de Ensino.

- Aquisição de equipamentos de informática.

- Celebração de convênio e/ou contratação de técnicos.

Dar continuidade à informatização da SME, da Rede, administrativa e pedagogicamente, garantindo aos alunos o acesso à informática.

- Ampliação da Merenda Escolar e de Creches.

- Aquisição de gêneros alimentícios para a Merenda Escolar.

- Aquisição de gêneros alimentícios para as creches.

- Reforma e adaptação de depósitos de gêneros alimentícios para a Creche e Merenda.

- Celebração de Convênios.

Atender à demanda crescente.

Armazenar de forma adequada, os gêneros perecíveis.

Adequar instalações.

Capacitar profissionais para melhoria do desempenho.

- Expansão do Programa de Transporte Escolar.

- Aquisição de passes escolares.

- Locação de veículos e contratação de serviços de transportes de alunos.

Atender alunos da Zona Rural e portadores de necessidades especiais.

- Capacitação.

- Implementação de programa permanente de valorização do servidor público.

- Capacitação de pessoal.

- Contratação de serviços de terceiros.

- Implantação de horário destinados à formação permanente de profissionais da Educação (HTC).

Capacitar e estimular pessoal para melhor desempenho.

Viabilizar o encontro dos profissionais para estudo e atualização.

- Celebração de Convênios.

- Realização de convênios com entidades sem fins lucrativos, Universidades e/ou contratação de empresas.

Viabilizar o atendimento de programas extra-curriculares, e outros.

- Ampliação da Rede de Educação Infantil e de Creche (Jardim Maria Elmira).

- Criação de Cargos e contratação de pessoal docente, técnico, administrativos e de apoio.

- Aquisição de material permanente.

- Construção, ampliação e reformas.

Atender à demanda infantil - faixa etária de 3 a 5 anos e 11 meses.

Atender alunos portadores de necessidades especiais.

Suprir as necessidades de materiais da Rede de Educação Infantil.

- Ampliação da Rede de Ensino de 1 °Grau.

- Construção, ampliação e reforma de prédios escolares.

- Municipalização do Ensino de 1° Grau.

- Ampliação de Classes de Suplência I e II e Classes Aceleradas.

Incorporar unidades de ensino de 1º Grau da Rede Estadual.

Atender alunos que não tiveram acesso ao ensino de idade própria.

A tender às necessidades de pessoal da Rede.

- Criação de cargos e contratação de pessoal docente, técnicos, de apoio e administrativo.

- Ampliação do Ensino Profissionalizante.

- Abertura de novos cursos.

- Criação de cargos e contratação de pessoal.

- Aquisição de material permanente.

Aumentar a oferta para o ensino profissionalizante.

Suprir necessidades de pessoal no Ensino Profissionalizante.

Ampliar a oferta de cursos e o atendimento no ensino profissionalizante.

- Implantação do Estatuto do Magistério e Criação do Plano de Carreira.

- Aumento de recursos para pagamento de pessoal.

Revisar e modificar a remuneração dos serviços da Secretaria Municipal de Educação.

- Implementação do Conselho Municipal de Educação e Conselhos de Escola.

Democratizar a gestão pública do ensino.

- Implementação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.

Democratizar a gestão pública do ensino.

- Renovação da frota.

- Aquisição e/ou locação de veículos.

Atendimento de demanda.

Necessidade de mais um carro.

- Implantação do novo Regimento Comum da Rede de Ensino Municipal.

Legitimar o projeto político-pedagógico, favorecendo a democratização de gestão na Educação.

- Implantação do projeto Salas de Leitura nas Escolas Municipais.

- Contratação de pessoal.

Criar espaços privilegiados para atividades de leitura para alunos e comunidade.

Aquisição do acervo e dos serviços prestados.

- Implementação do Programa Municipal de Prevenção às Drogas, DST/AIDS e de Orientação Sexual.

Capacitar adolescentes como multiplicadores na prevenção de AIDS.

Orientar as crianças e adolescentes sobre o uso indevido de drogas e sobre a sexualidade.

- Implementação de projetos de arte nas escolas.

Proporcionar os alunos o acesso às diversas formas de expressão artísticas visando à formação global do cidadão.

- Implementação de Programas de Educação Ambiental.

- Criação do Centro de Educação Ambiental da Moçota.

- Implantação da Coleta Seletiva do Lixo nas Escolas Municipais.

Proporcionar à comunidade a observação, o debate e a busca de soluções para a degradação do meio ambiente.

Poluição sonora, do ar, da água e do solo.

Recursos Naturais.

Reciclagem do Lixo.

Favorecer a construção de um Projeto de Educação Ambiental na Escola.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Implementação da Fábrica de Lazer e cultura.

- Regularização da desapropriação.

- contratação de pessoal e/ou convênio com órgãos Estadual e Federal e com iniciativa privada.

Desenvolvimento de oficinas, cursos, teatro.

Dotar a cidade de uni centro de lazer e formação cultural.

- Reforma administrativa.

- Contratação de pessoal.

Readequação das divisões e de cargos.

- Implementação de projeto da Ação Cultural Descentralizada.

Atendimento de demanda por instrumentos de cultura nos bairros.

- Implantação de projeto.

Incentivo à arte das figureiras, cesteiros, doceiras.

Política de descentralização da cultura e incentivo à cultura regional.

- Criação do Palco Móvel.

Para uso na ação cultural descentralizada.

- Aquisição de materiais e equipamentos.

Maior agilidade e eficiência na execução dos trabalhos da Secretaria.

- Implantação e execução do Projeto “Dançar é Vida “.

Levar a dança às crianças carentes da cidade, através de oficinas.

- Realização de cursos e Oficinas Culturais.

Possibilitar o acesso da população às mais diversas formas de arte, ampliando e adequando o atendimento.

- Exposição de Artes Plásticas.

Elaboração de calendário de exposição de trabalhos de artistas plásticos da cidade, divulgando a sua obra.

- Realização de cursos.

Capacitação de pessoas interessadas em atividades culturais até como forma de geração de renda.

- Resgate da cultura popular.

Incentivar os diversos tipos de manifestação culturais nos bairros.

- Resgate da Serenata.

Incentivar e apoiar a sua realização.

- Projeto “Memória Viva“.

Manter documentada em vídeo, foto, texto (etc.) a memória da cidade, com registro, através de pessoas que se disponham a contá-la.

- Feira do Artesanato.

Continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, aos sábados, na Praça da Bandeira.

- Implementação de Biblioteca para Deficientes Visuais.

Atendimento de demanda.

- Implementação de Biblioteca Infanto Juvenil.

Atendimento de necessidade de espaço específico para a juventude desenvolver o hábito da leitura.

- Restruturação da fanfarra municipal, compra de material e instrumentos.

Resgatar a fanfarra municipal, incentivando os jovens a utilizar suas habilidades musicais.

- Criação da Videoteca.

Exibição de filmes educativos.

- Criação da Gibiteca.

Incentivo às crianças para desenvolverem o hábito de ler.

- Assinatura de revistas e jornais para a Biblioteca.

Atualização do acervo.

- celebração de convênio com órgãos dos governos Estadual e Federal e de parcerias com a iniciativa privada.

Implementação de política cultural de forma ampla, atendendo diversos públicos.

- Política de Valorização do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico da cidade (público ou não).

- Celebração de convênio com instituições públicas e privadas.

Realização de atividades que visem a sua restauração, manutenção e valorização.

- Realização de festividades e de eventos artísticos e culturais.

Aprimoramento do conhecimento e conscientização do valor da cultura.

- Projeto Marionetes e Fantoches na Biblioteca.

Ensino e educação através do teatro.

- Criação de arquivo histórico municipal.

Preservar a memória.

- Ampliação do quadro de funcionários.

Melhorar o desenvolvimento e andamento do trabalho.

- Criação de bibliotecas nos bairros.

Descentralização do atendimento e melhoria no acesso.

- Implementação de biblioteca itinerante, com aquisição de equipamentos necessários.

Descentralizar o atendimento facilitando o acesso ao serviço.

- Implementação de projetos turísticos.

Aproveitar o potencial turístico do município.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Ampliação, construção, manutenção e reforma de instalações esportivas.

- Construção de canchas de malhas e bochas.

- Aquisição de equipamentos e material esportivo.

- Aquisição de mobiliário.

Melhorar a qualidade do atendimento à população.

- Informatização.

- Aquisição de equipamentos.

- Ampliação do quadro de servidores.

Atendimento de demanda com eficiência e rapidez.

- Organização de torneios e eventos esportivos e recreativos.

- Contratação de pessoal de apoio.

Ampliar o atendimento.

- Ampliação e construção de campos de futebol no município.

- Construção de vestiários e alam brados.

- Ampliação do quadro de servidores.

- Aquisição de equipamentos para iluminação.

- Aquisição de grama.

- Aquisição de materiais e equipamentos esportivos.

Ampliar e melhorar o atendimento à comunidade.

- Convênio com Universidades.

Ampliar e melhorar o atendimento à comunidade.

- Implementação de projetos de atendimento à criança e ao adolescente de risco.

Medida preventiva.

- Implementação de projetos que priorizem os portadores de necessidades especiais.

Atendimento aos portadores de necessidades especiais.

- Implantação de projetos que visem prioritariamente os idosos.

Atendimento à população de Terceira Idade.

- Parceria com a iniciativa privada.

Realização de atividades, com a participação

- inclusive financeira - dos diversos setores da sociedade.

- Projeto Férias na Cidade.

- Aquisição de materiais esportivos e equipamentos.

- Contratação de pessoal de apoio.

- Compra de gêneros alimentícios.

Atendimento de estudantes no período de férias escolares, com atividades esportivas e recreativas.

- Custeio de representação esportiva nos torneios regionais, estaduais e nacionais.

Desenvolvimento de desporto municipal.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Implementação da Feira do Produtor:

Organização de estrutura física em vários pontos da cidade.

Apoiar e incentivar a produção rural no município, possibilitando o acesso da população a produtos de primeira necessidade com qualidade e preços mais competitivos, sem descuidar da qualidade.

- Aquisição de equipamentos e material permanente.

Melhoria do sistema proporcionando maior qualidade e agilidade dos serviços.

- Contratação de Pessoal.

Atender a demanda e adequar a estrutura funcional de todas as áreas deficientes.

- Incrementação do Projeto “Ponto da Economia”.

- Organização de estrutura física para a venda de produtos sazonais, em locais de concentração popular.

Levar ao consumidor a preços mais acessíveis, produtos sazonais.

- Implantação da Patrulha Agrícola.

- Aquisição de máquinas agrícolas: trator, arado, grade, esparramador de calcário etc.

Política de incentivo à pequena produção e ao desenvolvimento econômico da cidade.

- Reforma do Mercado Municipal.

- Aquisição de equipamentos e de material permanente.

Adequar a atual estrutura do Mercado Municipal às exigências dos usuários e sanar as deficiências existentes.

- Vacinação e cadastramento do gado ovino, caprino, bovino e eqüino.

Contribuição à erradicação da Febre aftosa;

Combate à zoonose raiva;

Iniciar o combate à brucelose, manter o cadastro dos agricultores e o número de seus animais.

- Municipalização do Projeto “Caminho da Roça”.

Agregar valores à produção agropastoril, melhorando a renda na pequena produção.

- Apoio a eventos municipais relativos à agricultura.

Ação junto às escolas e entidades sem fins lucrativos.

- Programa de Incentivo para a Implantação de Hortas Escolares e Comunitárias.

- Distribuição de material de apoio.

- Manutenção das Hortas Comunitárias já existentes.

Incentivo à produção de alimentos, barateamento custos.

- Impressos e documentos.

Utilização de folhetos explicativos, jornais e cartilhas.

- Construção do Matadouro Municipal.

Com a criação de Inspeção Municipal é mister que o município possua seu “matadouro”, evitando o abate clandestino e possibilitando o exame ante e pós morten.

- Construção do Parque de Exposição e Recreação.

Dotar a cidade de mais um equipamento para a atração de turistas e investimentos.

- Implementação de Turismo Rural e Ecológico.

Criar emprego na Zona Rural fixando o homem no campo.

- Programa de Calcareo.

Aumentar a produção agrícola.

- Programa de Mineralização.

Melhorar a nutrição animal, aumentar a produção animal.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS MUNICIPAIS

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Implantação e readequação de Layout da Secretaria, no seu prédio principal, Divisão de Transportes e Carpintaria.

Melhor divisão e distribuição da Secretaria para atendimento de demandas de setores de trabalho.

- Aquisição de veículos.

Contribuição na fiscalização e obras particulares e acompanhamentos das obras públicas.

- Contratação de serviços técnicos especializados.

Para elaboração de estudos e/ou projetos técnicos.

- Regularização fundiária de loteamentos e chácaras clandestinas bem como de áreas urbanas degradadas.

Regularização fundiária, obedecendo critério estabelecidos em legislação específica.

- Programa de Plantas Populares com assistência e responsabilidade técnica, através de contrato ou convênio com entidade e/ou Universidade.

Dotar e fiscalizar o cumprimento de plantas populares bem como o acompanhamento técnico do responsável pela obra.

- Levantamento de dimensionamento do déficit habitacional do município.

Conhecimento da realidade para a implementação de medidas de redução do déficit.

- Desassoreamento de rios, córregos e canais.

Realização de obras de limpeza, desassoreamento e retificação.

- Execução de obras de contenção nas encostas.

Para evitar deslizamento em áreas de risco.

- Execução de obras de proteção contra erosão.

Prevenção de erosão de risco.

- Canalização de córregos, rios e canais.

Redução de ocorrência de enchente.

- Construção e adequação de galerias de águas pluviais no perímetro urbano e estradas rurais.

- Melhoria do Escoamento de águas pluviais, reduzindo a ocorrência de enchentes.

Atendimento de demanda.

- Desapropriação, construção e reformas de pontes, passarelas e passagens inferiores nas zonas urbanas e rurais.

Melhoria nas condições de tráfegos de veículos e deslocamento de pedestres.

- Implantação e melhoria de iluminação pública.

Atendimento de demanda existente, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

- Implantação de melhorias em loteamento sob intervenção da Prefeitura e com características de emergência.

Dotar loteamento sob intervenção melhorias básicas (infra-estrutura).

- Campanha de divulgação, de orientação e de utilidade pública quanto à alteração na legislação de utilização e ocupação do solo.

Conscientização da população sobre medidas que podem ser tomadas no âmbito municipal.

- Elaboração e implantação de novos procedimentos e rotinas para aprovação de projetos e fiscalização de obras particulares e loteamentos (em andamento).

Simplificação e desburocratização do processo de licenciamento, tornando a fiscalização mais ágil e eficiente na orientação da correta utilização e ocupação do solo.

- Elaboração de legislação e implantação de áreas de interesse social.

Para implantação de programas habitacionais, de interesse social.

- Criação e manutenção do Conselho Municipal de Habitação e do Fundo Municipal de Habitação.

Garantir recursos orçamentários e financeiros para programas de Habitação.

- Implantação de Programa Habitacional de Baixa Renda no Município.

Redução do déficit habitacional.

- Execução de reformas e obras em imóveis públicos.

Preservação dos imóveis públicos e do patrimônio histórico ou de interesse artístico e cultural.

- Celebrar contratos de prestação de serviços para controle de qualidade e ensaios técnicos.

Visa melhorar o controle da qualidade na execução de obras.

- Celebração de convênios de interesse do Município.

Celebrar convênios com a União, Estado, Autarquias e concessionárias de Serviço Público.

- Executar projeto de arborização, substituindo espécies inadequadas e mantendo equipe para poda e remoção.

- Celebração de convênio e/ou contratação de terceiros.

Melhoria do visual da cidade, com redução de danos ao patrimônio público e privado, diminuindo as operações emergenciais e as indenizações.

- Ampliação e modernização das instalações da oficina de manutenção de máquinas pesadas e veículos.

- Aquisição de ferramentas.

Atender às necessidades da oficina, visando agilizar os serviços executados e reduzir custos com equipamentos parados.

- Programa de coleta de lixo.

- Promover capacitação de pessoal.

- Projeto e construção de Aterro Sanitário.

Utilização de técnicas que visem reduzir os resíduos sólidos e, ao mesmo tempo, contribuir com a conscientização ecológica.

- Execução permanente de programa de manutenção de áreas verdes, ruas, logradouros públicos e estradas rurais.

- Contratação de terceiros para limpeza pública.

- Locação de máquinas e equipamentos.

Manter a cidade limpa.

- Instituir Programa Permanente de Manutenção das Estradas Rurais e Ruas não Pavimentadas.

- Recuperação e adequação de galerias, bueiros, travessias, melhorias de vias e construções de pontes.

Redução de custo e atendimento da demanda.

- Implantação de Programa de Destinação Final de Entulho.

Desenvolver ações educativas que resultem na reutilização de entulho pela Prefeitura. Potencializar a utilização do entulho e melhorar o aspecto visual da cidade. Orientação e capacitação de pessoal.

- Incrementar a produção de mudas no Horto Municipal.

Ampliar o atendimento à população e qualificar o acervo.

- Dar assistência a bairros que não possuem rede de esgoto e/ou de água.

Prevenção de doenças e viabilizar infra-estrutura.

- Programa de Educação de Trânsito.

Orientar alunos, pedestres e motoristas.

- Obras e manutenção de rotatórias, canteiros, alargamento de vias, etc.

Melhorar e agilizar o trânsito local, com segurança e adoção de medidas que respeitem o portador de necessidades especiais.

- implantação da Zona Azul.

Melhorar o sistema de estacionamento da zona urbana.

- Treinamento e cursos de aperfeiçoamento dos fiscais de trânsito.

Melhoria da fiscalização.

- Aquisição de máquinas.

Para continuidade de melhoria no atendimento das Estradas Rurais e nas execuções de obras.

- Construção de muros e calçadas.

Melhoria da segurança e trânsito de pedestres.

- Aquisição de veículos e equipamentos.

Fiscalização.

- Sinalização nas proximidades das escolas.

Segurança aos escolares.

- Sinalização horizontal, vertical, semafórica e de dispositivos de controle de trafego.

Melhoria da fluidez do trânsito e redução de acidentes.

- Contratação de consultorias e serviços.

Subsidiar as decisões da área de trânsito.

- Compra de material (livros, publicações) técnicos de trânsito.

Qualificação de pessoal.

- Implantação e manutenção de placas de denominação de vias.

Auxilio e orientação aos usuários.

- Retirada de obstáculos físicos irregulares.

Atendimento à Legislação.

- Implantação e manutenção de abrigos de ônibus.

Atendimento à demanda.

- Fiscalização do serviço de transporte coletivo.

- Contratação de pessoal.

Acompanhamento planilhado do serviço, com fiscalização visando a melhoria do serviço.

- Pavimentação de novas vias e conservação das existentes.

Melhoria do sistema viário.

- Celebração de convênio visando a pavimentação.

Financiamento da pavimentação, através do PCM - Plano Comunitário de Melhoramentos.

- Parceria com iniciativa privada para pavimentação de Marginal da Dutra.

Criação de alternativas de vias de acesso à cidade.

- Manutenção de vias públicas (tapa-buracos).

Conservação de vias.

- Pavimentação asfáltica.

Recuperação de vias, melhorias do trafego.

- Recapeamento.

Restauração de vias.

- Aquisição de veículos leves, máquinas e equipamentos.

Atendimento de demanda.

- Contratação de pessoal, treinamento e capacitação.

Investimento na melhoria do serviço público.

- Desapropriações.

Atendimento de necessidades da Administração Municipal e/ou implantação de melhorias no sistema viários.

- Realização de obras (ou parceria) na rede de água de esgoto.

Atendimento de demanda.

- Desapropriação de área para construção ou ampliação do cemitério municipal.

Aumentar a oferta de jazigos no município.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

FUSAM - FUNDAÇÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Criação de centro cirúrgico e obstétrico com área de central de esterilização acoplada.

Adequação técnica às normas de fluxo de pessoal e material (controle de infecção hospitalai) e principalmente adequação à demanda atual de cirurgias existentes em nosso município.

- Reforma de instalações físicas.

Adequar as instalações atuais, otimizando espaços e serviços.

- Aquisição de equipamentos médico-hospitalares.

Estruturar os serviços e viabilizar sua melhoria na qualidade.

- Criação de unidade semi-intensiva neonatal.

Capacitação do berçário para dar suporte à vida de recém-natos e prematuros até a sua transferência para UTI‘s neonatais (celebração de convênios que garantam o acesso de nossos pacientes a estes serviços).

- Construção e reforma de instalações administrativas.

Possibilitar melhores condições de trabalho, separando atendimento dos pacientes de Rotinas Administrativas.

- Construção e reforma da cozinha.

Viabilizar o suporte de nutrição como suporte terapêutico.

- Construção, reforma e ampliação das estruturas de suporte: Lavanderia, Manutenção, Almoxarifado.

Atualizar equipamentos existentes, regularizar programas, possibilitar melhoria da qualidade dos trabalhos, possibilitar redução de custos.

- Informatização do sistema hospitalar com aquisição de equipamentos, materiais e programas de informática.

Tornar o atendimento mais ágil e eficiente, permitindo o controle das informações com redução de tempo de processamento.

- Substituição de veículos (ambulância e apoio).

Melhorar as condições do atendimento emergencial.

- Criação de cargos e contratação de pessoal.

Atender aumento de demanda, substituição de profissionais inabilitados, desenvolver trabalhos / atividades específicas, compor quadro legal de funcionários.

- Treinamento e capacitação de pessoal.

Atualização de técnicas, conceitos, conhecimentos e práticas voltadas ao trabalho de cada profissional, prestando serviços com qualidade e custos adequados.

- Plano de cargos e salários, plano de carreira e avaliação de desempenho.

Adequação ao mercado de trabalho, valorização e desenvolvimento profissional.

 

 

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000

 

CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA

 

METAS E PRIORIDADES

OBJETIVOS

- Adequação, ampliação e incrementação dos serviços e equipamentos do Legislativo.

Qualificar e otimizar o trabalho, captando e produzindo informações com maior agilidade, possibilitando a tomada de decisões com maior presteza e eficiência.

- Organização, apoio e promoção de eventos cívicos, culturais e sociais.

Proporcionar infra-estrutura às datas comemorativas instituídas.

- Promoção de Palestras Seminários e eventos de natureza educativa/cultural.

Proporcionar o acesso a conhecimentos específicos em diversas áreas, visando a qualificação de vereadores e funcionários.

- Melhoria das Instalações existentes.

Reformas que se fazem necessárias, tendo em vista a aquisição de novos equipamentos e mobiliários.

- Publicação de atos oficiais.

Viabilizar o cumprimento de legislação especifica sobre publicidade dos atos públicos.

- Realização de Concurso Público.

Provimento de cargos necessários ao bom andamento do serviço público.

- Criação de cargos e contratação de pessoal.

Atender as necessidades dos serviços legislativos e compor quadro legal de funcionários.

- Implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários na Administração do Legislativo

Conferir ao servidor público, ao mesmo tempo, valorização e responsabilidade no atendimento da qualidade dos serviços prestados.

- Reforma na Estrutura Administrativa com a criação de órgãos.

Criação de novos órgãos de assessoramento político, legislativo e administrativo.

- Aquisição de veículo.

Aumentar o número de veículos, visando melhor atendimento aos vereadores e à administração.

- Aquisição de móveis e equipamentos.

Atender as necessidades do Legislativo.

- Treinamento de Recursos Humanos.

Proporcionar treinamento aos servidores, atualizando e especializando-os em suas atividades.

- Revisão do Sistema de Informações automatizadas existentes e implantação de novos sistemas.

Atualização e adequação da informatização e implantação de novos sistemas operacionais.