LEI Nº 3722, DE 06 DE JULHO DE 1999.
DISPÕE SOBRE AS
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O ANO DE 2000.
PAULO ROBERTO ROITBERG, Prefeito Municipal de Caçapava, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, Faz saber
que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DAS DIRETRIZES GERAIS DA ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Art. 1º A Lei Orçamentária Anual, para o exercício
financeiro do ano de 2000, observando-se o disposto no Artigo 150 da Lei
Orgânica do Município, compreenderá:
I - Orçamento Fiscal;
II - Orçamento da Seguridade Social.
Art. 2º A proposta orçamentária do Município para o exercício do ano 2000 será
integrada pelo Poder Legislativo e por todos os órgãos da administração direta
e fundacional do Poder Executivo, nos termos do artigo 1° desta lei.
Artigo 3º A proposta orçamentária do Município para o exercício do ano 2000
conterá:
I - Prioridades e metas da administração pública, incluindo os programas
de investimentos para o próximo exercício constante desta Lei;
II - Atividades de manutenção dos órgãos municipais, levando em conta o
comportamento da execução orçamentária neste exercício ou em anteriores à
formulação desta Lei.
Parágrafo único - A lei orçamentária anual não apresentará dispositivo estranho a
previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a
autorização para remanejamento e abertura de créditos suplementares e
contratação de operações de crédito ainda que por antecipação da receita.
Artigo 4º A proposta orçamentária do Poder Legislativo para o próximo exercício
será encaminhada ao Poder Executivo até 31 de julho para ser compatibilizada
com as propostas dos demais órgãos da administração municipal e com a receita
orçada, a fim de permitir a posterior elaboração do projeto de lei
orçamentária.
CAPÍTULO II
DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA
Artigo 5º A proposta orçamentária do município de Caçapava para o exercício do ano
2000 será encaminhada à Câmara Municipal até 30 de setembro de 1999 e conterá a
discriminação das receitas e despesas municipais, evidenciando a política
econômica e financeira e o programa de trabalho do governo.
Artigo 6º Farão parte do Projeto de Lei Orçamentária:
I - Mensagem;
II - Proposta Orçamentária;
III - Demonstrativo dos efeitos sobre as receitas, decorrentes de
isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira,
tributária e creditícia.
Art. 7º A Mensagem de encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária
explicitará:
I - A compatibilização das prioridades constantes da proposta
orçamentária anual com as aprovadas na LDO;
II - Os critérios seguidos para estimar as fontes de recursos previstos
para o exercício.
Art. 8º A Lei Orçamentária discriminará a receita e despesa, evidenciando a
política econômica e financeira da administração e a execução de seu plano de
governo.
§ 1° Integrarão a proposta orçamentária:
I - Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções de
governo;
II - Quadro demonstrativo da receita e despesa segundo as categorias
econômicas, nos termos da legislação em vigor;
III - Quadro demonstrativo da receita por fontes e respectiva
legislação;
IV - Quadro das dotações por órgãos de governo da Administração;
V - Tabela explicativa da receita e despesa nos termos da legislação em
vigor.
§ 2° Acompanharão a Lei Orçamentária:
I - Quadros demonstrativos da receita e planos de Aplicação dos Fundos Especiais;
II - Quadros demonstrativos da despesa, na forma da legislação em vigor.
Art. 9° Integrarão as propostas do orçamento fiscal as dotações destinadas a
transferências para a Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava
- FUSAM, até o limite de dez por cento da arrecadação.
Parágrafo Único - Na aplicação do percentual, previsto neste artigo não incidirão as
receitas provenientes de taxas, operações de crédito, convênios e fundos.
Art. 10 O Orçamento de Investimentos, previsto no Art. 150 da Lei Orgânica do
Município compreenderá dotações destinadas a:
I - Planejamento, gerenciamento e execução de obras;
II - Aquisição de imóveis necessários à realização de obras;
III - Aquisição de instalações, equipamentos e material permanente;
IV - Aquisição de imóveis ou bens de capital em utilização.
Art. 11 Na transferência de recursos orçamentários à Câmara Municipal será
observado o limite mínimo de um por cento da arrecadação municipal.
Parágrafo Único - Na aplicação do percentual, previsto neste artigo não incidirão as
receitas provenientes de taxas, operações de créditos, convênios e fundos.
CAPÍTULO III
DOS SERVIDORES
Art. 12 A política de pessoal do Município observará o disposto nos art. 1º, 2°
e 3° da Lei Complementar n° 82, de 27 de março de 1995.
Art. 13 Na fixação da política salarial será observado o disposto no Artigo 38
do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e demais dispositivos
regulamentares vigentes.
Parágrafo Único - Haverá aumentos reais de salário quando a arrecadação do Município
permitir, objetivando a reposição das perdas e a valorização do servidor
municipal.
Art. 14 A Administração Municipal poderá, no decorrer do exercício de 2000,
rever sua estrutura administrativa, adequando-a às suas finalidades
específicas.
CAPÍTULO IV
DOS TRIBUTOS
Art. 15 O Município fica obrigado a arrecadar todos os tributos de sua
competência, inclusive o da Contribuição de Melhoria.
Parágrafo Único - A administração do Município dispenderá esforços no sentido de
diminuir o volume da Dívida Ativa inscrita, de natureza tributária e não
tributária.
Art. 16 O Município fica obrigado a rever e atualizar a sua legislação
tributária, para o exercício de 2000.
§ 1° A revisão e atualização de que trata o presente artigo compreenderá
também a modernização da máquina fazendária no sentido de aumentar a
produtividade.
§ 2° Os esforços mencionados no parágrafo anterior se estenderão à
administração da Dívida Ativa.
CAPÍTULO V
DA ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
Art. 17 O Poder Executivo enviará à Câmara Municipal, projetos de lei dispondo
sobre alterações na legislação tributária especialmente sobre:
I - Modificação na legislação da contribuição de melhoria, decorrente de
obra pública;
II - Revisão das taxas, objetivando sua adequação aos custos dos
serviços prestados;
III - Aperfeiçoamento no sistema de fiscalização, cobrança e arrecadação
dos tributos;
IV - Instituição da progressividade das alíquotas do Imposto Predial e
Territorial Urbano, nos termos de Lei Municipal, de forma a assegurar o
cumprimento da função social da propriedade e de correta utilização, nos termos
do Plano Diretor do Município;
V - Revisão do Código Tributário, visando adequá-lo à política tributária
necessária para promover o desenvolvimento econômico e social do Município.
CAPÍTULO VI
DA DÍVIDA PÚBLICA
Art. 18 A administração das dívidas interna e externa contratadas e a captação de
recursos pela administração municipal, obedecida a legislação vigente,
atenderão:
I - A operações de crédito por antecipação da receita orçamentária do
exercício;
II - A investimentos definidos pelo Plano Plurianual de Investimentos e
de acordo com as fontes de recursos.
CAPÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 19 Caso o projeto de lei orçamentária não seja votado até o início do
exercício de 2000, fica o Poder Executivo autorizado a realizar a lei orçamentária
vigente, até a aprovação do projeto pelo Poder Legislativo.
Art. 20 Constarão do orçamento anual os recursos destinados ao custeio de
auxílios ou subvenções autorizadas pelo Poder Legislativo através de lei
específica.
§ 1° O prazo para prestação de contas referente a recursos recebidos por
conta de auxílio ou subvenção não poderá ultrapassar noventa dias do
encerramento de exercício.
§ 2° Fica vedada a concessão de auxílio ou subvenção às entidades que não
tiverem prestado contas dos recursos recebidos ou cujas contas não tiverem sido
aprovadas pelo Executivo Municipal.
Art. 21 O Município se obriga, de acordo com o art. 209 da Lei Orgânica do
Município, a aplicar vinte e cinco por cento da receita de impostos e
transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Art. 22 O Município se obriga, de acordo com § 7º do art. 150 da Lei Orgânica do
Município, aplicar catorze por cento da receita de impostos e transferências na
manutenção e desenvolvimento da saúde.
Art. 23 Os créditos adicionais e suplementares abertos por decreto do Executivo,
quando destinados a suprir insuficiência nas dotações relativas aos serviços da
dívida pública, precatórios judiciais, pessoal civil, inativos, pensionistas,
encargos sociais, despesas de exercícios anteriores, despesas a conta de
recursos vinculados e Fundação Municipal, não onerarão o limite autorizado na
lei orçamentária.
Art. 24 Além do estabelecido nesta lei, o Orçamento deverá seguir os seguintes
princípios:
I - Os projetos em execução terão prioridade sobre os novos projetos,
salvo motivo de força maior.
II - A programação de novos projetos dependerá de prévia comprovação de
sua viabilidade técnica, econômica e financeira.
Art. 25 Faz parte integrante desta lei os quadros anexos das metas e prioridade
da administração, constantes das folhas 08 a 45.
Art. 26 Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 27 Revogam-se as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Caçapava, 06 de Julho de 1999.
PAULO ROBERTO ROITBERG
PREFEITO MUNICIPAL
Este texto não substitui o
original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caçapava.
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
GABINETE DO PREFEITO
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Adequação, ampliação e incrementação dos serviços e equipamentos do
gabinete. |
Qualificar e otimizar o trabalho, captando e produzindo informações com
maior agilidade, possibilitando a tomada de decisões com maior presteza e
eficiência. |
- Promoção de Palestras, Seminários e eventos de natureza
educativa/cultural. |
Proporcionar o acesso a conhecimentos específicos em diversas áreas do
saber, visando a qualificação da população. Direcionar a busca de soluções
para problemas locais ouvindo especialistas e conhecendo novas metodologias e
possibilidades. |
- Criação da Coordenadoria de Comunicação Social e provimento de seus
cargos. |
Atender às demandas já existentes e criar alternativas que viabilizem a
informação do munícipe quanto aos serviços, atividades e decisões da
administração. |
- Organização do Sistema Municipal de Defesa Civil. - Aquisição de material de segurança, sinalização. - Organização, apoio e promoção de eventos e festivais sociais. |
Atender de forma mais qualificada às emergências locais. |
- Organização, apoio e promoção de eventos e festivais sociais. |
Proporcionar infra-estrutura às atividades comemorativas do Município. |
- Semana da Mulher, Dia do Trabalhador e outras festividades. |
Proporcionar infra-estrutura a realização das diversas atividades. |
- Readequação da Assessoria de Planejamento, com a criação e provimento
de cargos. - contratação de terceiros e celebração de convênios. |
Atender os princípios constitucionais que determinam a adequação e
utilização de instrumentos de planejamento como forma de reduzir as
desigualdades econômicas e sócio-culturais. |
- Formulação do Plano Diretor. - Elaboração de base cartográfica geoferenciada do município, através
do Sistema Geográfico de Informações. - Levantamento aerofotogramétrico. |
Informatização de dados físico/territoriais da cidade, integrando-os
aos diversos setores da administração municipal e utilizando informações de
órgãos das esferas estadual e/ou federal. Agilizar o atendimento ao munícipe e orientar as decisões da administração
levando em conta a realidade da cidade e seus dados. Obter um retrato físico-territorial da cidade, em condições mais reais,
principalmente quanto aos loteamentos clandestinos visando subsidiar as ações políticos-habitacionais
e de desenvolvimento econômico e de controle do uso do solo. |
- Elaboração de projetos de urbanização, praças e áreas de lazer. |
Melhorar a estética e as áreas de lazer e verdes, levando em conta as
atividades que ali serão realizadas e o tipo de demanda de atividades de
entretenimento local. |
- Melhoria do centro da cidade. |
Resgatar os espaços públicos e privados, dotando-os de equipamentos e
condições para o atendimento à população em suas atividades de lazer e
consumo. |
- Elaboração de projetos de incentivo ao Desenvolvimento econômico. |
Incentivar fortalecer e explorar as potencialidades da cidade, visando
o desenvolvimento econômico e social, combatendo o desemprego. |
- Realização de cursos e Treinamentos. |
Manter os profissionais da área atualizados. |
- Implantação de Parques Urbanos. |
Aumentar o índice de áreas verdes dos bairros, contribuindo com a
ampliação de áreas destinadas ao lazer. |
- Implantação do Projeto Verde é Vida, de levantamento de informações
sobre o meio ambiente e de formação de consciência ecológica. |
Viabilizar pesquisas de meio ambiente que desenvolvam o interesse da
população em geral e principalmente de estudantes de primeiro e segundo grau,
através de participação direta nas iniciativas. |
- Implantação de ações que visem um melhor aproveitamento das políticas
do comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul, Serra da Mantiqueira e Litoral
Norte, subsidiando a representação da cidade no Conselho Estadual de Recursos
Hídricos. |
Viabilizar ações junto às diversas cidades da região e governos
estadual e federal que integrem uma política de despoluição do Rio Paraíba e
de valorização dos Recursos Hídricos. |
- Realização de inventário das principais fontes de poluição, emissão
de detritos, líquidos e gasosos, instalados no município. |
Proceder avaliação da qualidade dos recursos naturais existentes na
cidade: ar, água, solo e subsolo e sua capacidade de absorção de novos
impactos. |
- Realização de convênio com órgãos públicos e privados para o
desenvolvimento de projetos ecoambientais. |
Buscar recursos para a realização de programas que resultem em melhoria
ambiental. |
- Seleção de áreas adequadas para a colocação de entulhos e instalação
de aterros sanitários e industriais. |
Utilizar tecnologia adequada para o tratamento dos diversos tipos de
resíduos. |
- Realização de campanhas educativas que objetivem o controle da
poluição visual, atmosférica, sonora, hídrica e atenção e cuidados com o saneamento
básico. |
Objetivando preservar o meio ambiente, promover a conscientização da
comunidade. |
Desenvolvimento de programas de identificação do perfil da mão-de-obra
empregada e desempregada no município. |
Subsidiar programas de combate ao desemprego e de desenvolvimento econômico. |
- Atualização do cadastro das empresas instaladas no município. |
Levantar os produtos fabricados no município. |
- Planejamento e execução de ações que visem o combate ao desemprego e
a miséria decorrentes de conjuntura econômica. |
Dar subsídio para iniciativas como a Comissão Municipal de Emprego, que
reúne os setores produtivos em ações concretas de combate ao desemprego. |
- Celebração de convênio com o Estado para a construção e ampliação de
Postos Policiais. |
Ampliar os serviços e fornecer melhores condições de segurança para o
município. |
- Corpo de Bombeiros. - Celebração de convênio com o Estado e com a iniciativa privada para a
instalação de postos de Corpo de Bombeiros. |
Atender à demanda. |
- Criação do sistema de Informação Municipal. |
Organizai otimizar e agilizar os serviços. |
- Celebração de convênio com órgãos públicos e iniciativa privada para
o Programa de Eletrificação Rural. |
Atendimento às necessidades. |
- Implementação Orçamento Participativo. |
Viabilizar processo participativo e transparente de controle dos
recursos públicos. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implantar o Plano de Carreira, Cargos e Salários na Administração. |
Conferir ao funcionário público Municipal ao mesmo tempo, valorização e
responsabilidade no atendimento de qualidade que pretendemos dar à população. |
- Implantar O. M. na Administração. |
Normalização de procedimentos e metas administrativas. |
- Adequação do Arquivo Municipal. |
Agilizar as respostas às consultas. |
- Programa de Capacitação de Pessoal. |
Melhorar a eficácia do servidor colocando-o em consonância com as
exigências da população no que tange à eficiência, agilidade e resolutividade
das demandas apresentadas. |
- Construir o Almoxarifado Municipal, implantando informatização no
gerenciamento de materiais. |
Destinar espaço adequado ao armazenamento de material que será comprado
em melhores condições, viabilizando um pequeno estoque de material. |
- Reforma e/ou construção de próprios da Prefeitura. |
Manutenção, prevenção e correção. |
- Implementação de Depósito de Materiais Apreendidos. - Contratação de agentes fiscais, auxiliares de serviços gerais,
motoristas. - Aquisição de equipamentos e material permanente. - Aquisição de veículos. - Leilão de materiais apreendidos. |
Guardar materiais destinados à venda em desacordo com legislação
pertinente. |
- Implementação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. |
Adequar as relações de trabalho na administração às exigências legais,
estabelecendo nova base de entendimento. |
- Realização de concurso público. |
Provimento de cargos necessários ao bom andamento do serviço público. |
- Publicação de Atos Oficiais. |
Viabilizar o cumprimento de legislação específica sobre publicidade dos
atos públicos. |
- Desenvolvimento Gerencial. |
Desenvolver junto aos ocupantes de cargos de chefia para melhor
desempenho de suas funções gerenciais, no acompanhamento e desenvolvimento de
sua equipe para atender. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE FINANÇAS
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implantação do sistema Geográfico de Informações. - Aquisição de equipamentos. |
Integração de informações contidas em diversos cadastros, referenciadas
geograficamente. Atualização cartográfica e cadastral. Atender às necessidades de supervisão. |
- Implantação/Expansão do Sistema Informatizado Integrado de Receita
Contratação de terceiros. |
Agilizar o atendimento aos munícipes ou aos órgãos, melhorando o
controle das informações. Digitalização de dados cadastrais. |
- Incremento à arrecadação. - Reforma Tributária. - Celebração de convênios com Órgãos públicos, privados, entidades e
Universidades. - Aquisição de móveis e equipamentos. - Contratação de pessoal. - Aquisição de veículo. - Ampliação de postos de atendimento. |
Melhorar a capacidade de arrecadação, aperfeiçoando o sistema de
fiscalização, cobrança e arrecadação dos tributos e realizando campanhas
educativas. Atualização da Legislação vigente. Atualização cadastral para fins de tributação. Atender às necessidades do departamento. Completar a frota visando melhorar a fiscalização. Instalação de guichês. Melhoria no atendimento ao público e na cobrança de dívidas. |
- Ampliação da Informatização. |
Controle da arrecadação a assegurar uma maior confiabilidade nos dados
disponíveis. |
- Amortização da Dívida Pública. |
Pagamento de Precatórios Judiciais, de acordo com disposições
constitucionais (Art. 100 da CF e 33 dos Atos das Disposições transitórias). |
- Obter financiamentos diversos a longo prazo. |
Responder às demandas populares por obras e serviços. |
- Aquisição de linhas telefônicas. |
Agilizar o sistema de atendimento e consulta nos diversos órgãos
públicos. |
- Contratação de Agentes Fiscais, Técnicos Administrativos, motoristas. |
Tornar mais acessíveis à população serviços que visem arrecadar mais. |
- Revisão da Planta Genérica de valores do município. |
Adequar a Planta Genérica atual a realidade do município. |
- Realização de convênio com órgãos públicos Estaduais e Federais,
visando a melhoria de arrecadação. |
Melhoria da arrecadação em face a possível integração de informações
cadastrais e de serviço. |
- Contratação de assessoria para elaboração de projetos especiais. |
Tornar possível a busca de recursos externos, os quais demandam
projetos especiais. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Criação e organização de sistema de informação e arquivo
informatizado. |
Unificar as informações, possibilitando o acesso aos pareceres,
uniformizando os entendimentos jurídicos a fim de tornar mais ágil e eficaz a
prestação de serviços de assistência e consultoria à administração. |
- Regularização fundiária de favelas e de loteamentos clandestinos. |
Melhorar a qualidade de vida da população favelada, bem como dos que
construíram em loteamentos clandestinos, chamados loteadores à
responsabilidade e legalizando a situação dos moradores. |
- Ampliação e modernização da biblioteca jurídica. |
Dar subsídio aos funcionários na elaboração de seus trabalhos. É
necessidade imposta pelas constantes mudanças legislativas, doutrinárias e
jurisprudenciais, decorrentes da dinâmica jurídica. |
- Consolidação da Legislação municipal. |
Facilitar o acesso à Legislação em vigor. |
- Realização das Conferências Municipais de Direitos Humanos e
elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos. |
Estruturar ações a serem implementadas pela sociedade civil e Poder
Público, com vistas à efetivação plena dos Direitos Humanos em nossa
comunidade, além de fomentar a organização da população em torno de
Associações, ou equivalentes, e de Conselhos Municipais. |
- Estruturação da Defensoria Pública e do Procon, com sede e
instalações próprias. |
Atender a população carente, prestando atendimento jurídico, bem como
atender os consumidores, orientando-os suas dúvidas e encaminhando suas
reclamações. |
- Ampliação do espaço físico da Procuradoria Geral do Município. |
Aumento das atuais instalações, visando melhoria de serviço prestado e
das condições de trabalho. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE SAÚDE
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Construir, reformar e ampliar Unidades de Saúde. - Contratar pessoal. - Efetuar provimento de cargos e salários. - Celebrar convênios. - Implantar Policlínicas. - Realizar locação de imóveis. |
Ampliação da oferta de serviços básicos de saúde à população. Melhoria do sistema, com atendimento descentralizado de especialidades. |
- Implantar o Cartão SUS aos usuários do sistema. |
Identificação dos usuários. |
- Informatizar as Unidades de Saúde. - Adequar o sistema de telefonia. |
Maior qualidade e agilidade dos serviços visando garantir o acesso do usuário
de forma mais simples (agendamento), e a organização de uma rede de
informação de saúde (prontuário único e sistema de informação de saúde). Melhoria do controle de qualidade dos serviços. |
- Adquirir ambulâncias e outros veículos. - Efetuar locação de veículos. |
Atendimento de demanda, aumentando a capacidade de solucionar problemas
de transporte. |
- Adquirir equipamentos e instrumentos médicos hospitalares. |
Equipar adequadamente as Unidades de Serviço de Saúde e emergência. |
- Adquirir materiais e mobiliário médico hospitalares. |
Melhoria da qualidade dos serviços do Sistema. |
- Adquirir ambulância com UTI e ambulâncias para remoção. |
Atendimento adequado às situações emergenciais. |
- Realizar treinamento e capacitação de pessoal e educação em saúde. |
Melhoria da qualidade dos serviços prestados, através da participação e
realização de cursos e seminários. |
- Implementar o programa de Atendimento à Saúde Mental. |
Atendimento de demanda e ampliação dos serviços. |
- Construir e ativar unidades de pronto atendimento. |
Ampliação do atendimento. |
- Implantar turnos de atendimento nas Unidades de Saúde. |
Facilitar o acesso e aumentar a oferta de serviços. |
- Implantar programa de orientação e divulgação e informação sobre
saúde e utilização de serviços. |
Esclarecer e orientar os usuários do serviço de saúde, informando a
população sobre medidas preventivas. |
- Realizar parceria com a iniciativa privada e entidades sindicais. |
Divulgação de medidas preventivas ao acidente de trabalho, doenças
profissionais. |
- Ampliar o PID - Programa de Internação Domiciliar. |
Efetivo atendimento às necessidades da população, otimizando a
utilização, reduzindo o déficit local dos leitos e promovendo a integração do
paciente com sua família. |
- Implementar as ações de Vigilância Sanitária. |
Viabilizar o controle do comércio de produtos alimentícios. Autorizar a instalação e controlar os estabelecimentos de saúde. |
- Ampliar ações de Vigilância Epidemiológica. |
Garantir o controle das doenças de notificação no Município e outros
agravos. |
- Ampliar a oferta de atendimento em Saúde Bucal nos Bairros. |
Ampliar o atendimento e garantir ações de prevenção. |
- Implantar serviço de reabilitação. |
Garantia de acesso aos serviços. Viabilizar a concessão de artigos próprios. |
- Implementar programa
DST/AIDS, com equipe multiprofissional. |
Atendimento diferenciado, preventivo, educativo e de respeito aos
doentes de HIV. |
- Implantar o Serviço de Testagem Anônima. |
Prevenção e controle da AIDS no município. |
- Organizar e normatizar ações de prevenção e assistência integral de
saúde. |
Melhoria dos índices de morbe-mortalidade, permitindo o investimento em
prevenção. |
- Implantar projetos que visem a promoção da saúde da criança e do
adolescente, da mulher do idoso e do trabalhador prioritariamente. |
Melhorar a qualidade dos serviços prestados. |
- Implementar o Conselho Municipal ou conselhos Locais de Saúde. |
Viabilização do controle social da gestão da Saúde Municipal através da
participação popular. Prover recursos para garantir as suas atividades. |
- Implementar o Fundo Municipal de Saúde. |
Viabilizar o controle e gestão financeira dos recursos para área de
Saúde. |
- Implementar os Programa de Controle de Hipertensão Arterial e
Controle de Diabetes. |
Atendimento diferenciado aos pacientes. |
- Implantar o Centro de Controle de Zoonoses. |
Viabilizar o controle de Zoonoses. |
- Ampliar o Programa de Saúde em Casa. |
Garantir ações de prevenção. Controle de doenças com atendimento domiciliar. |
- Implementar Programa de Atenção às Carências Nutricionais. |
Garantir a recuperação nutricional de crianças, gestantes e idosos. |
- construir um centro Neurológico no Hospital da FUSAM. - Adquirir equipamentos para o Centro Neurológico. |
Atendimento diferenciado aos pacientes portadores de doenças
neurológicas. |
- Construir e equipar novo Centro cirúrgico na FUSAM. - Construir e equipar Centro Obstétrico e berçário na FUSAM. - Construir e equipar nova UTI na FUSAM |
Melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
SOCIAL
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implantação de Unidades de atendimento à crianças na faixa etária
entre 7 e 14 anos. |
Favorecer o acesso e permanência das crianças na educação formal, apoio
material, proteção integral e prevenção de situações de permanência nas ruas. |
- Implantação de cursos e oficinas profissionalizantes. |
Atendimento sócio-educativo, orientação e preparo para o trabalho de
adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos. |
- Construção de equipamentos para o atendimento de crianças e
adolescentes. |
Atendimento a crianças e adolescentes em situação de riscos (abandono,
vitimizações, maus-tratos). |
- Construção de equipamento para desenvolvimento de projetos de geração
de renda. |
Atendimento a munícipes em situação de desemprego ou sub-emprego,
provenientes de famílias desfavorecidas economicamente. |
- Implantação de equipamento para atendimento em regime de abrigo. |
Atendimento a munícipes (mulheres,) vítimas de violência doméstica. |
Descentralização do Plantão Social. |
Pronto atendimento social à comunidade, atenção à situações
emergenciais, através de apoio material e ações sócio-educativas. |
- Implantação de cursos profissionalizantes e atividades de geração de
renda. |
Atendimento a munícipes em situação de desemprego ou sub-emprego,
provenientes de famílias desfavorecidas economicamente. |
- Reestruturação da Pousada Municipal e garantia de estrutura
infra-estrutura (material e técnica). |
Atendimento à população de rua: itinerantes, migrantes, “homens de
rua”, pedintes, perambulantes, munícipes e não munícipes e que
permanecem/sobrevivem nas ruas. |
- Qualificação do atendimento prestado pelos asilos e implantação de
espaços de convivência para a terceira idade. |
Implementação da política de atendimento à população idosa. |
- Implantação de espaço de socialização e desenvolvimento de atividades
culturais, esportivas, artesanato, etc. |
Atendimento aos portadores de necessidades especiais. |
- Celebração de convênios e parcerias com instituições de assistência
social. |
Viabilização e garantia de continuidade de programas de assistência
social. |
- Assessoria técnica sistemática às instituições de assistência social. |
- Capacitar as instituições de assistência social, articulando-as para
a organização da rede de atendimento local. |
Implantação do Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima. |
Combater a miséria e garantia da permanência de crianças com idade
entre 7 e 14 anos na escola. |
- Atendimento a emergências e a situações de calamidade pública. |
Garantir o atendimento às vítimas. |
- Contratação de pessoal técnico, administrativo e operacional. |
Para atender as finalidades da Secretaria na implantação e
desenvolvimento dos programas. |
- Aquisição de veículos, móveis, máquinas, equipamentos e ferramentas. |
Implantação dos Programas de atendimento da Secretaria. |
- Capacitação de pessoal através de cursos, treinamentos, supervisão,
etc. |
Qualificação dos serviços prestados. |
- Implementação do Conselho Tutelar. |
Cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e legislação
municipal pertinente. |
- Implementação do Fundo Municipal de Assistência Social. |
cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação
das políticas correspondentes. |
- Implantação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente e do Fundo do Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima. |
Cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação
das políticas correspondentes. |
- Implementação dos demais Conselhos Municipais. |
Cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação
das políticas correspondentes. |
- Celebração de convênios com Universidades para contratação de
serviços e estagiários. |
Realização de pesquisas que visem a identificação e definição de
políticas de assistência social no município, bem como a implementação de
ações da Secretaria. |
- Contratação de Assessorias e/ou Consultorias. |
Realização de estudos, capacitação e planejamento de ações da
Secretaria. |
- Implantação de Projeto Comunidade-Participação e Organização. |
Mobilizar e organizar a população em projetos de participação
comunitária, bem como, no envolvimento com a política habitacional do Município. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Ampliação da Secretaria Municipal de Educação. - Construção, ampliação, reforma e adequação de espaços. - Criação de cargos e contratação de pessoal. - Aquisição de linhas telefônicas. - Locação de equipamentos, máquinas, veículos e outros. |
Atender o aumento de demanda da Rede Municipal de Ensino, otimizando
espaços e serviços viabilizando atendimento de emergência. |
- Informatização. - Implantação de laboratórios de informática na Rede Municipal de
Ensino. - Aquisição de equipamentos de informática. - Celebração de convênio e/ou contratação de técnicos. |
Dar continuidade à informatização da SME, da Rede, administrativa e
pedagogicamente, garantindo aos alunos o acesso à informática. |
- Ampliação da Merenda Escolar e de Creches. - Aquisição de gêneros alimentícios para a Merenda Escolar. - Aquisição de gêneros alimentícios para as creches. - Reforma e adaptação de depósitos de gêneros alimentícios para a
Creche e Merenda. - Celebração de Convênios. |
Atender à demanda crescente. Armazenar de forma adequada, os gêneros perecíveis. Adequar instalações. Capacitar profissionais para melhoria do desempenho. |
- Expansão do Programa de Transporte Escolar. - Aquisição de passes escolares. - Locação de veículos e contratação de serviços de transportes de
alunos. |
Atender alunos da Zona Rural e portadores de necessidades especiais. |
- Capacitação. - Implementação de programa permanente de valorização do servidor
público. - Capacitação de pessoal. - Contratação de serviços de terceiros. - Implantação de horário destinados à formação permanente de
profissionais da Educação (HTC). |
Capacitar e estimular pessoal para melhor desempenho. Viabilizar o encontro dos profissionais para estudo e atualização. |
- Celebração de Convênios. - Realização de convênios com entidades sem fins lucrativos, Universidades
e/ou contratação de empresas. |
Viabilizar o atendimento de programas extra-curriculares, e outros. |
- Ampliação da Rede de Educação Infantil e de Creche (Jardim Maria Elmira). - Criação de Cargos e contratação de pessoal docente, técnico, administrativos
e de apoio. - Aquisição de material permanente. - Construção, ampliação e reformas. |
Atender à demanda infantil - faixa etária de 3 a 5 anos e 11 meses. Atender alunos portadores de necessidades especiais. Suprir as necessidades de materiais da Rede de Educação Infantil. |
- Ampliação da Rede de Ensino de 1 °Grau. - Construção, ampliação e reforma de prédios escolares. - Municipalização do Ensino de 1° Grau. - Ampliação de Classes de Suplência I e II e Classes Aceleradas. |
Incorporar unidades de ensino de 1º Grau da Rede Estadual. Atender alunos que não tiveram acesso ao ensino de idade própria. A tender às necessidades de pessoal da Rede. |
- Criação de cargos e contratação de pessoal docente, técnicos, de
apoio e administrativo. - Ampliação do Ensino Profissionalizante. - Abertura de novos cursos. - Criação de cargos e contratação de pessoal. - Aquisição de material permanente. |
Aumentar a oferta para o ensino profissionalizante. Suprir necessidades de pessoal no Ensino Profissionalizante. Ampliar a oferta de cursos e o atendimento no ensino
profissionalizante. |
- Implantação do Estatuto do Magistério e Criação do Plano de Carreira. - Aumento de recursos para pagamento de pessoal. |
Revisar e modificar a remuneração dos serviços da Secretaria Municipal
de Educação. |
- Implementação do Conselho Municipal de Educação e Conselhos de
Escola. |
Democratizar a gestão pública do ensino. |
- Implementação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência. |
Democratizar a gestão pública do ensino. |
- Renovação da frota. - Aquisição e/ou locação de veículos. |
Atendimento de demanda. Necessidade de mais um carro. |
- Implantação do novo Regimento Comum da Rede de Ensino Municipal. |
Legitimar o projeto político-pedagógico, favorecendo a democratização
de gestão na Educação. |
- Implantação do projeto Salas de Leitura nas Escolas Municipais. - Contratação de pessoal. |
Criar espaços privilegiados para atividades de leitura para alunos e
comunidade. Aquisição do acervo e dos serviços prestados. |
- Implementação do Programa Municipal de Prevenção às Drogas, DST/AIDS
e de Orientação Sexual. |
Capacitar adolescentes como multiplicadores na prevenção de AIDS. Orientar as crianças e adolescentes sobre o uso indevido de drogas e
sobre a sexualidade. |
- Implementação de projetos de arte nas escolas. |
Proporcionar os alunos o acesso às diversas formas de expressão
artísticas visando à formação global do cidadão. |
- Implementação de Programas de Educação Ambiental. - Criação do Centro de Educação Ambiental da Moçota. - Implantação da Coleta Seletiva do Lixo nas Escolas Municipais. |
Proporcionar à comunidade a observação, o debate e a busca de soluções
para a degradação do meio ambiente. Poluição sonora, do ar, da água e do solo. Recursos Naturais. Reciclagem do Lixo. Favorecer a construção de um Projeto de Educação Ambiental na Escola. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implementação da Fábrica de Lazer e cultura. - Regularização da desapropriação. - contratação de pessoal e/ou convênio com órgãos Estadual e Federal e
com iniciativa privada. |
Desenvolvimento de oficinas, cursos, teatro. Dotar a cidade de uni centro de lazer e formação cultural. |
- Reforma administrativa. - Contratação de pessoal. |
Readequação das divisões e de cargos. |
- Implementação de projeto da Ação Cultural Descentralizada. |
Atendimento de demanda por instrumentos de cultura nos bairros. |
- Implantação de projeto. |
Incentivo à arte das figureiras, cesteiros, doceiras. Política de descentralização da cultura e incentivo à cultura regional. |
- Criação do Palco Móvel. |
Para uso na ação cultural descentralizada. |
- Aquisição de materiais e equipamentos. |
Maior agilidade e eficiência na execução dos trabalhos da Secretaria. |
- Implantação e execução do Projeto “Dançar é Vida “. |
Levar a dança às crianças carentes da cidade, através de oficinas. |
- Realização de cursos e Oficinas Culturais. |
Possibilitar o acesso da população às mais diversas formas de arte,
ampliando e adequando o atendimento. |
- Exposição de Artes Plásticas. |
Elaboração de calendário de exposição de trabalhos de artistas
plásticos da cidade, divulgando a sua obra. |
- Realização de cursos. |
Capacitação de pessoas interessadas em atividades culturais até como
forma de geração de renda. |
- Resgate da cultura popular. |
Incentivar os diversos tipos de manifestação culturais nos bairros. |
- Resgate da Serenata. |
Incentivar e apoiar a sua realização. |
- Projeto “Memória Viva“. |
Manter documentada em vídeo, foto, texto (etc.) a memória da cidade,
com registro, através de pessoas que se disponham a contá-la. |
- Feira do Artesanato. |
Continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, aos sábados, na
Praça da Bandeira. |
- Implementação de Biblioteca para Deficientes Visuais. |
Atendimento de demanda. |
- Implementação de Biblioteca Infanto Juvenil. |
Atendimento de necessidade de espaço específico para a juventude
desenvolver o hábito da leitura. |
- Restruturação da fanfarra municipal, compra de material e
instrumentos. |
Resgatar a fanfarra municipal, incentivando os jovens a utilizar suas
habilidades musicais. |
- Criação da Videoteca. |
Exibição de filmes educativos. |
- Criação da Gibiteca. |
Incentivo às crianças para desenvolverem o hábito de ler. |
- Assinatura de revistas e jornais para a Biblioteca. |
Atualização do acervo. |
- celebração de convênio com órgãos dos governos Estadual e Federal e
de parcerias com a iniciativa privada. |
Implementação de política cultural de forma ampla, atendendo diversos
públicos. |
- Política de Valorização do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico
da cidade (público ou não). - Celebração de convênio com instituições públicas e privadas. |
Realização de atividades que visem a sua restauração, manutenção e
valorização. |
- Realização de festividades e de eventos artísticos e culturais. |
Aprimoramento do conhecimento e conscientização do valor da cultura. |
- Projeto Marionetes e Fantoches na Biblioteca. |
Ensino e educação através do teatro. |
- Criação de arquivo histórico municipal. |
Preservar a memória. |
- Ampliação do quadro de funcionários. |
Melhorar o desenvolvimento e andamento do trabalho. |
- Criação de bibliotecas nos bairros. |
Descentralização do atendimento e melhoria no acesso. |
- Implementação de biblioteca itinerante, com aquisição de equipamentos
necessários. |
Descentralizar o atendimento facilitando o acesso ao serviço. |
- Implementação de projetos turísticos. |
Aproveitar o potencial turístico do município. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Ampliação, construção, manutenção e reforma de instalações esportivas. - Construção de canchas de malhas e bochas. - Aquisição de equipamentos e material esportivo. - Aquisição de mobiliário. |
Melhorar a qualidade do atendimento à população. |
- Informatização. - Aquisição de equipamentos. - Ampliação do quadro de servidores. |
Atendimento de demanda com eficiência e rapidez. |
- Organização de torneios e eventos esportivos e recreativos. - Contratação de pessoal de apoio. |
Ampliar o atendimento. |
- Ampliação e construção de campos de futebol no município. - Construção de vestiários e alam brados. - Ampliação do quadro de servidores. - Aquisição de equipamentos para iluminação. - Aquisição de grama. - Aquisição de materiais e equipamentos esportivos. |
Ampliar e melhorar o atendimento à comunidade. |
- Convênio com Universidades. |
Ampliar e melhorar o atendimento à comunidade. |
- Implementação de projetos de atendimento à criança e ao adolescente
de risco. |
Medida preventiva. |
- Implementação de projetos que priorizem os portadores de necessidades
especiais. |
Atendimento aos portadores de necessidades especiais. |
- Implantação de projetos que visem prioritariamente os idosos. |
Atendimento à população de Terceira Idade. |
- Parceria com a iniciativa privada. |
Realização de atividades, com a participação - inclusive financeira - dos diversos setores da sociedade. |
- Projeto Férias na Cidade. - Aquisição de materiais esportivos e equipamentos. - Contratação de pessoal de apoio. - Compra de gêneros alimentícios. |
Atendimento de estudantes no período de férias escolares, com atividades
esportivas e recreativas. |
- Custeio de representação esportiva nos torneios regionais, estaduais
e nacionais. |
Desenvolvimento de desporto municipal. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implementação da Feira do Produtor: Organização de estrutura física em vários pontos da cidade. |
Apoiar e incentivar a produção rural no município, possibilitando o
acesso da população a produtos de primeira necessidade com qualidade e preços
mais competitivos, sem descuidar da qualidade. |
- Aquisição de equipamentos e material permanente. |
Melhoria do sistema proporcionando maior qualidade e agilidade dos serviços. |
- Contratação de Pessoal. |
Atender a demanda e adequar a estrutura funcional de todas as áreas
deficientes. |
- Incrementação do Projeto “Ponto da Economia”. - Organização de estrutura física para a venda de produtos sazonais, em
locais de concentração popular. |
Levar ao consumidor a preços mais acessíveis, produtos sazonais. |
- Implantação da Patrulha Agrícola. - Aquisição de máquinas agrícolas: trator, arado, grade, esparramador
de calcário etc. |
Política de incentivo à pequena produção e ao desenvolvimento econômico
da cidade. |
- Reforma do Mercado Municipal. - Aquisição de equipamentos e de material permanente. |
Adequar a atual estrutura do Mercado Municipal às exigências dos
usuários e sanar as deficiências existentes. |
- Vacinação e cadastramento do gado ovino, caprino, bovino e eqüino. |
Contribuição à erradicação da Febre aftosa; Combate à zoonose raiva; Iniciar o combate à brucelose, manter o cadastro dos agricultores e o número
de seus animais. |
- Municipalização do Projeto “Caminho da Roça”. |
Agregar valores à produção agropastoril, melhorando a renda na pequena
produção. |
- Apoio a eventos municipais relativos à agricultura. |
Ação junto às escolas e entidades sem fins lucrativos. |
- Programa de Incentivo para a Implantação de Hortas Escolares e
Comunitárias. - Distribuição de material de apoio. - Manutenção das Hortas Comunitárias já existentes. |
Incentivo à produção de alimentos, barateamento custos. |
- Impressos e documentos. |
Utilização de folhetos explicativos, jornais e cartilhas. |
- Construção do Matadouro Municipal. |
Com a criação de Inspeção Municipal é mister que o município possua seu
“matadouro”, evitando o abate clandestino e possibilitando o exame ante e pós morten. |
- Construção do Parque de Exposição e Recreação. |
Dotar a cidade de mais um equipamento para a atração de turistas e
investimentos. |
- Implementação de Turismo Rural e Ecológico. |
Criar emprego na Zona Rural fixando o homem no campo. |
- Programa de Calcareo. |
Aumentar a produção agrícola. |
- Programa de Mineralização. |
Melhorar a nutrição animal, aumentar a produção animal. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS MUNICIPAIS
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implantação e readequação de Layout da Secretaria, no seu prédio
principal, Divisão de Transportes e Carpintaria. |
Melhor divisão e distribuição da Secretaria para atendimento de
demandas de setores de trabalho. |
- Aquisição de veículos. |
Contribuição na fiscalização e obras particulares e acompanhamentos das
obras públicas. |
- Contratação de serviços técnicos especializados. |
Para elaboração de estudos e/ou projetos técnicos. |
- Regularização fundiária de loteamentos e chácaras clandestinas bem como
de áreas urbanas degradadas. |
Regularização fundiária, obedecendo critério estabelecidos em
legislação específica. |
- Programa de Plantas Populares com assistência e responsabilidade
técnica, através de contrato ou convênio com entidade e/ou Universidade. |
Dotar e fiscalizar o cumprimento de plantas populares bem como o
acompanhamento técnico do responsável pela obra. |
- Levantamento de dimensionamento do déficit habitacional do município. |
Conhecimento da realidade para a implementação de medidas de redução do
déficit. |
- Desassoreamento de rios, córregos e canais. |
Realização de obras de limpeza, desassoreamento e retificação. |
- Execução de obras de contenção nas encostas. |
Para evitar deslizamento em áreas de risco. |
- Execução de obras de proteção contra erosão. |
Prevenção de erosão de risco. |
- Canalização de córregos, rios e canais. |
Redução de ocorrência de enchente. |
- Construção e adequação de galerias de águas pluviais no perímetro
urbano e estradas rurais. - Melhoria do Escoamento de águas pluviais, reduzindo a ocorrência de
enchentes. |
Atendimento de demanda. |
- Desapropriação, construção e reformas de pontes, passarelas e
passagens inferiores nas zonas urbanas e rurais. |
Melhoria nas condições de tráfegos de veículos e deslocamento de
pedestres. |
- Implantação e melhoria de iluminação pública. |
Atendimento de demanda existente, melhorando a qualidade de vida das
pessoas. |
- Implantação de melhorias em loteamento sob intervenção da Prefeitura
e com características de emergência. |
Dotar loteamento sob intervenção melhorias básicas (infra-estrutura). |
- Campanha de divulgação, de orientação e de utilidade pública quanto à
alteração na legislação de utilização e ocupação do solo. |
Conscientização da população sobre medidas que podem ser tomadas no
âmbito municipal. |
- Elaboração e implantação de novos procedimentos e rotinas para
aprovação de projetos e fiscalização de obras particulares e loteamentos (em
andamento). |
Simplificação e desburocratização do processo de licenciamento,
tornando a fiscalização mais ágil e eficiente na orientação da correta
utilização e ocupação do solo. |
- Elaboração de legislação e implantação de áreas de interesse social. |
Para implantação de programas habitacionais, de interesse social. |
- Criação e manutenção do Conselho Municipal de Habitação e do Fundo
Municipal de Habitação. |
Garantir recursos orçamentários e financeiros para programas de
Habitação. |
- Implantação de Programa Habitacional de Baixa Renda no Município. |
Redução do déficit habitacional. |
- Execução de reformas e obras em imóveis públicos. |
Preservação dos imóveis públicos e do patrimônio histórico ou de
interesse artístico e cultural. |
- Celebrar contratos de prestação de serviços para controle de
qualidade e ensaios técnicos. |
Visa melhorar o controle da qualidade na execução de obras. |
- Celebração de convênios de interesse do Município. |
Celebrar convênios com a União, Estado, Autarquias e concessionárias de
Serviço Público. |
- Executar projeto de arborização, substituindo espécies inadequadas e
mantendo equipe para poda e remoção. - Celebração de convênio e/ou contratação de terceiros. |
Melhoria do visual da cidade, com redução de danos ao patrimônio
público e privado, diminuindo as operações emergenciais e as indenizações. |
- Ampliação e modernização das instalações da oficina de manutenção de
máquinas pesadas e veículos. - Aquisição de ferramentas. |
Atender às necessidades da oficina, visando agilizar os serviços
executados e reduzir custos com equipamentos parados. |
- Programa de coleta de lixo. - Promover capacitação de pessoal. - Projeto e construção de Aterro Sanitário. |
Utilização de técnicas que visem reduzir os resíduos sólidos e, ao
mesmo tempo, contribuir com a conscientização ecológica. |
- Execução permanente de programa de manutenção de áreas verdes, ruas,
logradouros públicos e estradas rurais. - Contratação de terceiros para limpeza pública. - Locação de máquinas e equipamentos. |
Manter a cidade limpa. |
- Instituir Programa Permanente de Manutenção das Estradas Rurais e
Ruas não Pavimentadas. - Recuperação e adequação de galerias, bueiros, travessias, melhorias
de vias e construções de pontes. |
Redução de custo e atendimento da demanda. |
- Implantação de Programa de Destinação Final de Entulho. |
Desenvolver ações educativas que resultem na reutilização de entulho
pela Prefeitura. Potencializar a utilização do entulho e melhorar o aspecto
visual da cidade. Orientação e capacitação de pessoal. |
- Incrementar a produção de mudas no Horto Municipal. |
Ampliar o atendimento à população e qualificar o acervo. |
- Dar assistência a bairros que não possuem rede de esgoto e/ou de
água. |
Prevenção de doenças e viabilizar infra-estrutura. |
- Programa de Educação de Trânsito. |
Orientar alunos, pedestres e motoristas. |
- Obras e manutenção de rotatórias, canteiros, alargamento de vias,
etc. |
Melhorar e agilizar o trânsito local, com segurança e adoção de medidas
que respeitem o portador de necessidades especiais. |
- implantação da Zona Azul. |
Melhorar o sistema de estacionamento da zona urbana. |
- Treinamento e cursos de aperfeiçoamento dos fiscais de trânsito. |
Melhoria da fiscalização. |
- Aquisição de máquinas. |
Para continuidade de melhoria no atendimento das Estradas Rurais e nas
execuções de obras. |
- Construção de muros e calçadas. |
Melhoria da segurança e trânsito de pedestres. |
- Aquisição de veículos e equipamentos. |
Fiscalização. |
- Sinalização nas proximidades das escolas. |
Segurança aos escolares. |
- Sinalização horizontal, vertical, semafórica e de dispositivos de
controle de trafego. |
Melhoria da fluidez do trânsito e redução de acidentes. |
- Contratação de consultorias e serviços. |
Subsidiar as decisões da área de trânsito. |
- Compra de material (livros, publicações) técnicos de trânsito. |
Qualificação de pessoal. |
- Implantação e manutenção de placas de denominação de vias. |
Auxilio e orientação aos usuários. |
- Retirada de obstáculos físicos irregulares. |
Atendimento à Legislação. |
- Implantação e manutenção de abrigos de ônibus. |
Atendimento à demanda. |
- Fiscalização do serviço de transporte coletivo. - Contratação de pessoal. |
Acompanhamento planilhado do serviço, com fiscalização visando a
melhoria do serviço. |
- Pavimentação de novas vias e conservação das existentes. |
Melhoria do sistema viário. |
- Celebração de convênio visando a pavimentação. |
Financiamento da pavimentação, através do PCM - Plano Comunitário de Melhoramentos. |
- Parceria com iniciativa privada para pavimentação de Marginal da
Dutra. |
Criação de alternativas de vias de acesso à cidade. |
- Manutenção de vias públicas (tapa-buracos). |
Conservação de vias. |
- Pavimentação asfáltica. |
Recuperação de vias, melhorias do trafego. |
- Recapeamento. |
Restauração de vias. |
- Aquisição de veículos leves, máquinas e equipamentos. |
Atendimento de demanda. |
- Contratação de pessoal, treinamento e capacitação. |
Investimento na melhoria do serviço público. |
- Desapropriações. |
Atendimento de necessidades da Administração Municipal e/ou implantação
de melhorias no sistema viários. |
- Realização de obras (ou parceria) na rede de água de esgoto. |
Atendimento de demanda. |
- Desapropriação de área para construção ou ampliação do cemitério
municipal. |
Aumentar a oferta de jazigos no município. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
FUSAM - FUNDAÇÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA DO
MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Criação de centro cirúrgico e obstétrico com área de central de
esterilização acoplada. |
Adequação técnica às normas de fluxo de pessoal e material (controle de
infecção hospitalai) e principalmente adequação à demanda atual de cirurgias
existentes em nosso município. |
- Reforma de instalações físicas. |
Adequar as instalações atuais, otimizando espaços e serviços. |
- Aquisição de equipamentos médico-hospitalares. |
Estruturar os serviços e viabilizar sua melhoria na qualidade. |
- Criação de unidade semi-intensiva neonatal. |
Capacitação do berçário para dar suporte à vida de recém-natos e
prematuros até a sua transferência para UTI‘s neonatais (celebração de
convênios que garantam o acesso de nossos pacientes a estes serviços). |
- Construção e reforma de instalações administrativas. |
Possibilitar melhores condições de trabalho, separando atendimento dos
pacientes de Rotinas Administrativas. |
- Construção e reforma da cozinha. |
Viabilizar o suporte de nutrição como suporte terapêutico. |
- Construção, reforma e ampliação das estruturas de suporte:
Lavanderia, Manutenção, Almoxarifado. |
Atualizar equipamentos existentes, regularizar programas, possibilitar
melhoria da qualidade dos trabalhos, possibilitar redução de custos. |
- Informatização do sistema hospitalar com aquisição de equipamentos,
materiais e programas de informática. |
Tornar o atendimento mais ágil e eficiente, permitindo o controle das
informações com redução de tempo de processamento. |
- Substituição de veículos (ambulância e apoio). |
Melhorar as condições do atendimento emergencial. |
- Criação de cargos e contratação de pessoal. |
Atender aumento de demanda, substituição de profissionais inabilitados,
desenvolver trabalhos / atividades específicas, compor quadro legal de
funcionários. |
- Treinamento e capacitação de pessoal. |
Atualização de técnicas, conceitos, conhecimentos e práticas voltadas
ao trabalho de cada profissional, prestando serviços com qualidade e custos
adequados. |
- Plano de cargos e salários, plano de carreira e avaliação de
desempenho. |
Adequação ao mercado de trabalho, valorização e desenvolvimento
profissional. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000
CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Adequação, ampliação e incrementação dos serviços e equipamentos do
Legislativo. |
Qualificar e otimizar o trabalho, captando e produzindo informações com
maior agilidade, possibilitando a tomada de decisões com maior presteza e
eficiência. |
- Organização, apoio e promoção de eventos cívicos, culturais e sociais. |
Proporcionar infra-estrutura às datas comemorativas instituídas. |
- Promoção de Palestras Seminários e eventos de natureza
educativa/cultural. |
Proporcionar o acesso a conhecimentos específicos em diversas áreas,
visando a qualificação de vereadores e funcionários. |
- Melhoria das Instalações existentes. |
Reformas que se fazem necessárias, tendo em vista a aquisição de novos
equipamentos e mobiliários. |
- Publicação de atos oficiais. |
Viabilizar o cumprimento de legislação especifica sobre publicidade dos
atos públicos. |
- Realização de Concurso Público. |
Provimento de cargos necessários ao bom andamento do serviço público. |
- Criação de cargos e contratação de pessoal. |
Atender as necessidades dos serviços legislativos e compor quadro legal
de funcionários. |
- Implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários na Administração
do Legislativo |
Conferir ao servidor público, ao mesmo tempo, valorização e
responsabilidade no atendimento da qualidade dos serviços prestados. |
- Reforma na Estrutura Administrativa com a criação de órgãos. |
Criação de novos órgãos de assessoramento político, legislativo e
administrativo. |
- Aquisição de veículo. |
Aumentar o número de veículos, visando melhor atendimento aos
vereadores e à administração. |
- Aquisição de móveis e equipamentos. |
Atender as necessidades do Legislativo. |
- Treinamento de Recursos Humanos. |
Proporcionar treinamento aos servidores, atualizando e
especializando-os em suas atividades. |
- Revisão do Sistema de Informações automatizadas existentes e
implantação de novos sistemas. |
Atualização e adequação da informatização e implantação de novos
sistemas operacionais. |