LEI
Nº 3638, DE 24 DE JULHO DE 1998
Projeto de Lei Nº 48⁄1998
Autor: Prefeito Municipal Paulo Roberto Roitberg
Dispõe sobre as
Diretrizes Orçamentárias para o ano de 1999.
PAULO ROBERTO ROITBERG,
PREFEITO MUNICIPAL DE CAÇAPAVA, NO USO
DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, FAZ SABER QUE
A CÂMARA
MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO E PROMULGO A SEGUINTE LEI:
CAPÍTULO
I
DAS
DIRETRIZES GERAIS DA ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Art. 1º A Lei Orçamentária Anual, para o exercício
financeiro de 1999, observando-se o disposto no Artigo 150 da Lei Orgânica
Município, compreenderá:
I -
Orçamento Fiscal;
II -
Orçamento da Seguridade Social.
Art. 2º A proposta orçamentária
do Município para 1999 será integrada pelo Poder Legislativo e por todos os
órgãos da administração direta e funcional do Poder Executivo, nos termos do
artigo 1° desta lei.
Art. 3° A proposta orçamentária
do Município para 1999 conterá:
I -
prioridades e metas da administração pública, incluindo os programas de
investimentos para o próximo exercício constante esta Lei;
II -
atividades de manutenção dos órgãos municipais, levando em conta o
comportamento da execução orçamentária neste exercício ou em anteriores a
formulação desta Lei.
Parágrafo Único - A
lei orçamentária anual não apresentará dispositivo estranho à previsão da
receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização
para remanejamento e abertura de créditos suplementares e contratação de
operações de crédito ainda que por antecipação da receita.
Art. 4º A proposta orçamentária
do Poder Legislativo para o próximo exercício será encaminhada ao Poder
Executivo até 31 de julho para ser compatibilizada com as propostas dos demais
órgãos da administração municipal e com a receita orçada a fim de permitir a posterior
elaboração do projeto de lei orçamentária.
CAPÍTULO II
DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA
Art. 5°
A proposta orçamentária de Caçapava para
1999 será encaminhada à Câmara Municipal até 30 de setembro de 1999 e conterá a
discriminação das receitas e despesas municipais, evidenciando a política
econômica e financeira e o programa de trabalho do governo.
Art. 6° Farão parte do Projeto de Lei Orçamentária:
I - Mensagem;
II - Proposta Orçamentária;
III - demonstrativo dos efeitos sobre as receitas,
decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de
natureza financeira, tributária e creditícia.
Art. 7° A Mensagem de encaminhamento do Projeto de Lei
Orçamentária explicitará:
I – a compatibilização das prioridades constantes da
proposta orçamentária anual com as aprovadas na LDO;
II - os critérios seguidos para estimar as fontes de
recursos previstos para o exercício.
Art. 8º A Lei
Orçamentária discriminará a receita e despesa, evidenciando a política
econômica e financeira da administração e a execução de seu plano de governo.
§ 1° Integração a proposta orçamentária:
I - sumário geral da receita por fontes e da despesa
por funções de governo;
II - quadro demonstrativo da receita e despesa segundo
as categorias econômicas, nos termos da legislação em vigor;
III - quadro demonstrativo da receita por fontes e
respectiva legislação;
IV - quadro das dotações por órgãos de governo da
Administração;
V - tabela explicativa da receita e despesa nos
termos da legislação em vigor.
§ 2º Acompanharão a Lei Orçamentária:
I - quadros demonstrativos da receita e planos de
Aplicação dos Fundos Especiais;
II – quadros demonstrativos da despesa, na forma da
legislação em vigor.
Art. 9º Integrarão as propostas do orçamento fiscal as
dotações destinadas a transferências para a Fundação de Saúde e Assistência do
Município de Caçapava - FUSAM, até o limite de dez por cento da arrecadação.
Parágrafo
Único - Na aplicação do percentual, previsto
neste artigo não incidirão as receitas provenientes de taxas, operações de
crédito, convênios e fundos.
Art.
10.
O Orçamento de Investimentos, previsto no Art. 150 da Lei Orgânica do
Município compreenderá dotações destinadas a:
I - planejamento, gerenciamento e execução de obras;
II – aquisição de imóveis necessários à realização
de obras;
III – aquisição de instalações, equipamentos e
material permanente;
IV – aquisição de imóveis ou bens de capital em
utilização.
Art.
11. Na transferência de recursos orçamentários
à Câmara Municipal será observado o limite mínimo de um por cento da
arrecadação municipal.
Parágrafo
Único - Na aplicação do percentual, prevista
neste artigo não incidirão as receitas provenientes de taxas, operações de
créditos, convênios e fundos.
CAPÍTULO
III
DOS
SERVIDORES
Art.
12.
A política de pessoal do Município observará o disposto nos art. 1°, 2°
e 3º da Lei Complementar n° 82, de 27 de março e 1995.
Art.
13. Na fixação da política salarial será
observado o disposto no Artigo 38 do Ato das Disposições Constitucionais
Transitórias e demais dispositivos regulamentares vigentes.
Parágrafo
Único - Haverá aumentos reais de salário
quando a arrecadação do Município permitir, objetivando a reposição das perdas
e a valorização do servidor municipal.
Art.
14.
A Administração Municipal poderá, no decorrer do exercício de 1999,
rever sua estrutura administrativa adequando-a às suas finalidades especificas.
Art.
15. - O Município fica obrigado a arrecadar
todos os tributos de sua competência, inclusive o da Contribuição de Melhoria.
Parágrafo
Único - A administração do Município dispenderá esforços no sentido de diminuir o volume da
Dívida Ativa inscrita, de natureza tributária e não tributária.
Art.
16. O Município fica obrigado a rever e
atualizar a sua legislação tributária, para o exercício de 1999.
§ 1° A revisão e atualização de que trata o presente
artigo compreenderá também a modernização da máquina fazendária no sentido 4e
aumentar a produtividade.
§ 2° Os esforços mencionados no parágrafo anterior se
estenderão à administração da Dívida Ativa.
CAPÍTULO
V
DA
ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
Art.
17. Poder Executivo enviará á Câmara
Municipal, projetos de lei dispondo sobre alterações na legislação tributária especialmente
sobre:
I - modificação na legislação da contribuição de
melhoria decorrente de obra pública;
II - revisão das taxas, objetivando sua adequação
aos custos dos serviços prestados;
III - aperfeiçoamento no sistema de
fiscalização, cobrança e arrecadação dos tributos;
IV - instituição da progressividade das alíquotas do
Imposto Predial e Territorial Urbano em função do uso social da propriedade de
sua correta utilização nos termos do Plano Diretor;
V - revisão do Código Tributário, visando adequá-la
à política tributária necessária para promover o desenvolvimento econômico e
social do Município.
CAPÍTULO
VI
DA
DÍVIDA PÚBLICA
Art.
18 A administração das dívidas interna e externa contratadas e a captação de
recursos pela administração municipal, obedecida a legislação vigente,
atenderão:
I - a operações de crédito por antecipação da
receita orçamentária do exercício;
II - a investimentos definidos pelo Plano Plurianual
de Investimentos e de acorda com as fontes de recursos.
CAPÍTULO
VII
DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art.
19. Caso o projeto de lei orçamentária não
seja votado até o início do exercício de 1999, fica o Poder Executivo
autorizado a realizar a lei orçamentária vigente, até a aprovação do projeto
pelo Poder Legislativo.
Art.
20. Constarão do orçamento anual os
recursos destinados ao custeio de auxílios ou subvenções autorizadas pelo Poder
Legislação através de lei específica.
§ 1° O prazo para prestação de contas referente a recurso
recebidos por conta de auxílio ou subvenção não poderá ultrapassar noventa dias
do encerramento de exercício.
§ 2° Fica vedada a concessão de auxílio ou subvenção à
entidades que não tiverem prestado contas dos recursos recebidos ou cujas
contas não tiverem sido aprovadas pelo Executivo Municipal.
Art.
21. O Município se obriga, de acordo com o
art. 209 da Lei Orgânica do Município, a aplicar vinte e cinco por cento da
receita de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Art.
22. Os créditos adicionais e suplementares
abertos por decreto do Executivo, quando destinados a suprir insuficiência nas
dotações relativas aos serviços da dívida pública, precatórios judiciais,
pessoal civil, inativos, pensionistas, encargos sociais, despesas de
exercícios, anteriores, despesas a conta de recursos vinculados e Fundação
Municipal, não onerarão o limite autorizado na lei orçamentária.
Art.
23. Além do estabelecido nesta lei, o
Orçamento deverá seguir os seguintes princípios:
I - os projetos em execução terão prioridade sobre
os novos projetos, salvo motivo de força maior.
II - a programação de novos projetos dependerá de
prévia comprovação de sua viabilidade técnica, econômica e financeira.
Art.
24. Faz parte integrante desta lei os
quadros anexos das metas e prioridade da administração, constantes das folhas
Art.
25. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 26. Revogam-se as
disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Caçapava, 01 de julho de
1998.
PAULO ROBERTO ROITBERG
PREFEITO
MUNICIPAL
- Cria o Fórum da
Cidade. |
- Estabelece instância
de discussão e acompanhamento das principais ações com vistas ao
desenvolvimento Sócio-econômico sustentável da
cidade. |
- Realização de cursos
e treinamentos. |
Manter os profissionais
da área atualizados. |
- Celebração de
Convênio com o Estado para a Construção e ampliação de Postos Policiais. |
Ampliar os serviços e fornecer
melhores condições de segurança para o município. |
Criação do Sistema de
Informação Municipal |
Organizar, otimizar e
agilizar os serviços. |
Celebração de convênio
com órgãos públicos e iniciativa privada para o Programa da Eletrificação Rural. |
Atendimento às
necessidades. |
- Implementação do
Orçamento Participativo. |
Viabilizar processo
participativo e transparente de controle dos recursos públicos. |
- Implementação do
Planejamento Estratégico - Criação da Sala de situação
(Sala do Plano). |
- Planejar as ações do
governo, definindo as principais linhas de ação e os projetos prioritários
para melhoria de qualidade de vida da população caçapavense. |
- Readequação e
Ampliação do espaço físico do Gabinete do Prefeito. |
- Constituir o espaço
físico do Gabinete, com melhor funcionalidade e condições de trabalho,
visando a melhoria do serviço prestado. |
- Criação da Secretaria
Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente S.M.P., com a criação e provimento de cargos. - Contratação de
terceiros e celebração de convênios, principalmente com Universidades e
Institutos de Pesquisa. |
Atender os princípios
constitucionais que determinam a adequação e utilização de instrumentos de planejamento
como forma de reduzir as desigualdades econômicas e sócio-culturais. |
- Plano de Ação
Municipal sobre as Mineradoras de Areia. |
- Promover a
regularização dos portos de areia redefinindo os parâmetros da legislação
vigente, visando a recuperação ambiental das áreas degradadas na |
- Cria o Fórum da
Cidade. |
Estabelece instância de
discussão e acompanhamento das principais ações com vistas ao desenvolvimento
sócio-econômico sustentável da cidade. |
- Realização de cursos
e treinamentos. |
Manter os profissionais
da área atualizados. |
- Celebração de
Convênio com o Estado para a Construção e ampliação de Postos Policiais. |
Ampliar os serviços e
fornecer melhores condições de segurança para o município. |
Criação do Sistema de
Informação Municipal. |
Organizar, otimizar e
agilizar os serviços. |
Celebração de convênio
com órgãos públicos e iniciativa privada para o Programa da Eletrificação
Rural. |
Atendimento às
necessidades. |
- Implementação do
Orçamento Participativo. |
Viabilizar processo
participativo e transparente de controle dos recursos públicos. |
- Implementação do
Planejamento Estratégico. - Criação da Sala de
situação (Sala do Plano). |
- Planejar as ações do governo,
definindo as principais linhas de ação e os projetos prioritários para
melhoria de qualidade de vida da população caçapavense. |
- Readequação e
Ampliação do espaço físico do Gabinete do Prefeito |
- Constituir o espaço
físico do Gabinete, com melhor funcionalidade e condições de trabalho,
visando a melhoria do serviço prestado. |
- Criação da Secretaria
Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente S.M.P., com a criação e provimento de cargos. - Contratação de terceiros
e celebração de convênios, principalmente com Universidades e Institutos de
Pesquisa. |
Atender os princípios
constitucionais que determinam a adequação e utilização de instrumentos de
planejamento como forma de reduzir as desigualdades econômicas e sócio-culturais. |
- Plano de Ação
Municipal sobre as Mineradoras de Areia. |
- Promover a
regularização dos portos de areia redefinindo os parâmetros da legislação
vigente, visando a recuperação ambiental das áreas degradadas na várzea do
Rio Paraíba do Sul. |
- Formulação do Plano
Diretor Elaboração de base cartográfica geoferenciada
do município, através do Sistema Geográfico de informações. - Levantamento
aerofotogramétrico. - Diagnóstico da situação
habitacional de Caçapava, para formulação da Política Habitacional do
Município. |
Informatização de dados
físico/ territoriais da cidade, integrando-os aos diversos setores da
administração municipal e utilizando informações de órgãos das esferas
estadual e/ou federal. Agilizar o atendimento
ao munícipe e orientar as decisões da administração levando em conta a
realidade da cidade e seus dados. Obter um retrato fisico-territorial da cidade, em condições mais reais,
principalmente quanto aos loteamentos clandestinos - visando subsidiar as
ações políticos - habitacionais e de desenvolvimento econômico e de controle
do uso do solo, bem como implementar medidas de redução do déficit
habitacional. |
- Elaboração de
projetos visando a melhoria da área central da cidade. |
Resgatar os espaços
públicos e privados, dotando-os de equipamentos e condições para o de
atendimento à população em suas atividades de lazer e consumo. |
- Plano de
Desenvolvimento Sócio- Econômico do Município |
Incentivar, fortalecer
e explorar as potencialidades da cidade, visando o desenvolvimento econômico
e social, combatendo o desemprego. |
Implantação dc Parques
Urbanos. |
Aumentar o índice de
áreas verdes dos bairros, contribuindo com a ampliação de áreas destinadas ao
lazer. |
Implantação do Programa
de Educação Ambiental, de levantamento de informações sobre o meio ambiente e
de formação de consciência ecológica. |
Viabilizar pesquisas de
meio ambiente que desenvolvam o interesse da população em geral e
principalmente de estudantes de primeiro e segundo grau, através de
participação direta nas iniciativas. |
- Implementação de
ações que visem um melhor aproveitamento das políticas do Comitê da Bacia do
Rio Paraíba do Sul, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, subdisidiando
a representação da cidade no Conselho Estadual de Recursos Hídricos. |
Viabilizar ações junto
às diversas cidades da região e governos estadual e federal que integrem uma
política de despoluição do Rio Paraíba e de valorização dos Recursos
Hídricos. |
- Realização de
inventário das principais fontes de poluição, emissão de detritos, líquidos e
gasosos, instalados no município, com a parceria da CETESB. |
Proceder avaliação da
qualidade dos recursos naturais existentes na cidade: ar, água, solo e
subsolo e sua capacidade de absorção de novos impactos. |
- Realização de
convênios com órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de projetos ecoambientais. |
Buscar recursos para a
realização de programas que resultem em melhoria ambiental. |
- Realização de
campanhas educativas que objetivem o controle da poluição visual,
atmosférica, sonora, hídrica e atenção e cuidados com o saneamento básico. |
Objetivando preservar o
meio ambiente, promover a conscientização da comunidade. |
- Desenvolvimento de
programas de identificação do perfil da mão-de-obra
empregada e desempregada no município. |
Subsidiar programas de
combate ao desemprego e de desenvolvimento econômico. |
- Planejamento e
execução de ações que visem o combate ao desemprego e a miséria decorrentes
de conjuntura econômica. |
Dar subsídio para
iniciativas como a Comissão Municipal de Emprego, que reúne os setores produtivos
em ações concretas de combate ao desemprego. |
- Regularização
fundiária de loteamentos e chácaras clandestinas bem como de áreas urbanas
degradadas. |
Regularização
fundiária, obedecendo critérios estabelecidos em legislação específica. |
- Elaboração de
legislação e implantação de áreas de interesse social. |
Para implantação de
programas habitacionais, de interesse social. |
- Criação e manutenção
do Conselho Municipal de Habitação e do Fundo Municipal de Habitação. |
Garantir recursos orçamentários
e financeiros para programas de Habitação. |
- Implantação de
Programa Habitacional de Baixa Renda no município. |
Redução de déficit
habitacional. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Criação e organização
de sistema de informação e arquivo informatizado |
Unificar as
informações, possibilitando o acesso aos pareceres, uniformizando os entendimentos
jurídicos a fim de tomar mais ágil e eficaz a prestação de serviços de
assistência e consultoria à administração. |
- Regularização
fundiária de favelas e de loteamentos clandestinos. |
Melhorar a qualidade de
vida da população favelada, bem como da que construiu em loteamentos
clandestinos, chamando os loteadores à responsabilidade e legalizando a
situação dos moradores. |
- Ampliação e
modernização da biblioteca jurídica. |
Dar subsídio aos
funcionários na elaboração de seus trabalhos. É necessidade imposta
pelas constantes mudanças legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais,
decorrentes da dinâmica jurídica. |
- Consolidação da
Legislação Municipal. |
Facilitar o acesso à
legislação em vigor. |
- Realização das
Conferências Municipais de Direitos Humanos e elaboração do Plano Municipal
de Direitos Humanos. |
Estruturar ações a
serem implementa das pela sociedade civil e Poder Público, com vistas à
efetivação plena dos Direitos Humanos em nossa comunidade, além de fomentar a
organização da população em torno de Associações, ou equivalentes, e de
Conselhos Municipais. |
- Estruturação da
Defensoria Pública e do Procon, com sede e
instalações próprias. |
Atender a população carente,
prestando atendimento jurídico, bem como atender os consumidores
orientando-os suas dúvidas encaminhando suas
reclamações. |
- Ampliação do espaço
físico da Procuradoria Geral do Município. |
Aumento das atuais
instalações, visando melhoria do serviço prestado e das condições de
trabalho. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implantar o Plano de
Carreira Cargos e Salários na Administração. |
- Conferir ao funcionário
público municipal, ao mesmo tempo, valorização e responsabilidade no
atendimento de qualidade que pretendemos dar à população. |
- Implantar O. M. na
Administração. |
- Normatização de
procedimentos e metas administrativas. |
- Adequação do Arquivo
Municipal. |
- Agilizar as respostas
às consultas. |
- Programa de
Capacitação de Pessoal. |
- Melhorar a eficácia
do servidor, colocando-o em consonância com as exigências da população no que
tange à eficiência, agilidade e resolutividade das
demandas apresentadas. |
- Construir o
Almoxarifado Municipal, implantando informatização no gerenciamento de
materiais. |
- Destinar espaço
adequado ao armazenamento de material, que será comprado em melhores
condições viabilizando um pequeno estoque de material. |
- Reforma e/ou
construção de próprios da Prefeitura. |
- Manutenção, prevenção
e correção. |
- Implementação de
Depósito de Materiais Apreendidos. - Contratação de agentes
fiscais, auxiliares de serviços gerais, motoristas. - Aquisição de
equipamentos e material permanente. - Aquisição de
veículos. - Leilão de materiais
apreendidos. |
- Guardar materiais
destinados à venda em desacordo com legislação pertinente. |
- Implementação do
Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. |
- Adequar as relações
de trabalho na administração às exigências legais estabelecendo nova base de
entendimento. |
- Realização de
concurso público. |
- Provimento de cargos
necessários ao bom andamento do serviço público. |
- Publicação de Atos
Oficiais. |
- Viabilizar o
cumprimento de legislação específica sobre publicidade dos atos públicos. |
- Formulação e
implantação do Sistema de Informatização da Prefeitura Municipal de Caçapava. |
- Melhorar, agilizar e
otimizar os serviços prestados pela Administração; - Viabilizar um sistema
integrado em rede. - Democratizar o acesso
à informação ao munícipe. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE FINANÇAS
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Atualização do
cadastro de empresas instaladas no município. |
- Levantar os produtos
fabricados no município. |
- Implantação do
sistema Geográfico de informações. - Aquisição de
equipamentos. |
- Integração de informações
contidas em diversos cadastros, referenciadas geograficamente. Atualização
cartográfica e cadastral. Atender às necessidades de supervisão |
-Implantação/Expansão
do Sistema Informatizado Integrado de Receita Contratação de terceiros. |
- Agilizar o
atendimento aos munícipes ou aos órgãos, melhorando o controle das
informações. Digitalização de dados
cadastrais. |
- Incremento à
arrecadação - Reforma tributária - Celebração de convênios
com órgãos públicos, privados, entidades e Universidades. - Aquisição de móveis e
equipamentos - Contratação de
pessoal - Aquisição de veículo - Ampliação de postos
de atendimento |
- Melhorar a capacidade
de arrecadação, aperfeiçoando o sistema de fiscalização, cobrança e
arrecadação dos tributos e realizando campanhas educativas. - Atualização da
legislação vigente. - Atualização cadastral
para fins de tributação. - Atender às
necessidades do departamento. - Completar a frota
visando melhorar a fiscalização. - Instalação de
guichês. - Melhoria no
atendimento ao público e na cobrança de dívidas. |
- Ampliação da
Informatização. |
Controle da arrecadação
a assegurar uma maior confiabilidade nos dados disponíveis. |
- Amortização da dívida
pública. |
Pagamento de
Precatórios Judiciais, de acordo com disposições constitucionais (Art. 100 da
CF e 33 dos Atos das Disposições Transitórias). |
- Obter financiamentos
diversos a longo prazo. |
Responder às demandas
populares por obras e serviços. |
- Aquisição de linhas
telefônicas. |
Agilizar o sistema de
atendimento e consulta nos diversos órgãos públicos. |
Contratação de Agentes
Fiscais Técnicos Administrativos, motoristas. |
Tomar mais acessíveis à
população serviços que visem arrecadar mais. |
- Realização do
recadastramento dos imóveis do município. |
Dotar o município de
uma base real dos imóveis do município, visando uma melhor estrutura
tributária. |
- Realização de
Convênio com órgãos públicos Estaduais e Federais, visando a melhoria de
arrecadação. |
Melhoria da arrecadação
em face a possível integração de informações cadastrais e de serviço. |
- Contratação de
assessoria para elaboração de projetos especiais. |
Tomar possível a busca de
recursos externos, os quais demandam projetos especiais. |
- Melhorar a estrutura
da Fiscalização Tributária. - Incentivar à
ocorrência dos fatos geradores do Tributo ou redução da inadimplência. |
- Ampliar a receita
municipal através do aumento das transferências dos impostos estaduais. |
- Implantar o Sistema
de Acompanhamento Orçamentário. |
- Utilizar o orçamento
como instrumento de planejamento, dando maior transparência à administração e
melhor base para se discutir prioridades. |
- Implementar a
cobrança do CFEM - Compensação Financeira por Extração Mineral. |
- Ampliar a receita
municipal através da cobrança do CFEM dos empreendimentos de extração mineral
sediados no município. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS MUNICIPAIS
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Elaboração de
projetos de urbanização, praças e áreas de lazer. |
Melhorar a estética e
as áreas de lazer e verdes, levando em conta as atividades que ali serão realizadas
e o tipo de demanda de atividades de entretenimento local. |
- Seleção de área
adequadas para a colocação de entulhos e instalação de aterros sanitários e
industriais |
Utilizar tecnologia
adequada para o tratamento dos diversos tipos de resíduos. |
- Implantação e
readequação de Layout da Secretaria, no seu prédio principal, Divisão de
Transportes e Carpintaria. |
Melhor divisão e
distribuição da Secretaria para atendimento de demandas de setores de
trabalho. |
- Aquisição de
veículos. |
Contribuição na
fiscalização e obras particulares e acompanhamentos das obras públicas. |
- Contratação de
serviços técnicos especializados |
Para elaboração de
estudos e/ou projetos técnicos. |
- Programa de Plantas
Populares, com assistência e responsabilidade técnica, através de contrato ou
convênio com entidade e/ou Universidade. |
Dotar e fiscalizar o
cumprimento de plantas populares bem como o acompanhamento técnico do
responsável pela obra. |
- Desassoreamento de
rios, córregos e canais. |
Realização de obras de
limpeza, desassoreamento e retificação. |
- Execução de obras de
contenção encostas. |
Para evitar
deslizamento em áreas de risco. |
- Execução de obras de
proteção contra erosão. |
Prevenção de erosão em
áreas de risco. |
- Canalização de
córregos, rios e canais. |
Redução de ocorrência
de enchente. |
- Construção e
Adequação de galerias de águas pluviais no perímetro urbano e estradas
rurais. Melhoria do Escoamento
de águas pluviais, reduzindo a ocorrência de enchentes. |
Atendimento de demanda. |
- Desapropriação,
construção e reformas de pontes, passarelas e passagens inferiores nas zonas
urbanas e rurais. |
Melhoria nas condições
de tráfegos de veículos e deslocamento de pedestres. |
- Implantação e melhoria
de Iluminação pública. |
Atendimento de demanda
existente, melhorando a qualidade de vida das pessoas. |
- Implantação de
melhorias no loteamento sob intervenção da Prefeitura e com características
de emergência. |
Dotar loteamento sob intervenção
com melhorias básicas (infra- estrutura). |
- Campanha de
divulgação, de orientação e de utilidade pública quanto à alteração na
legislação de utilização e ocupação do solo. |
Conscientização da
população sobre medidas que podem ser tomadas no âmbito municipal. |
- Elaboração e
implantação de novos procedimentos e rotinas para aprovação de projetos e
fiscalização de obras particulares e loteamentos (em andamento). |
Simplificação e desburocratização
do processo de licenciamento, tornando a fiscalização mais ágil e eficiente
na orientação da correta utilização e ocupação do solo. |
- Execução de reformas
e obras em imóveis públicos. |
Preservação dos imóveis
públicos e do patrimônio histórico ou de interesse artístico e cultural. |
- Celebrar contratos de
prestação de serviços para controle de qualidade e ensaios técnicos. |
Visa melhorar o
controle da qualidade na execução de obras. |
- Celebração de convênios
de interesse do Município. |
Celebrar convênios com
a União, Estado, Autarquias e concessionárias de Serviço Público. |
Executar projeto de
arborização, substituindo espécies inadequadas e mantendo equipe para poda e
remoção. Celebração de convênio e ou contratação de terceiros. |
Melhoria do visual da
cidade, com redução de danos ao patrimônio público e privado, diminuindo as
operações emergenciais e as indenizações. |
- Ampliação e
modernização das instalações da oficina de manutenção de máquinas pesadas e
veículos. Aquisição de
ferramentas. |
Atender as necessidades
da oficina, visando agilizar os serviços executados e reduzir custos com
equipamentos parados. |
- Programa de Coleta de
Lixo. - Programa do Lixo
Séptico. - Promover capacitação de
pessoal. - Projeto e implantação
de Aterro Sanitário. |
Utilização de técnicas
que visem reduzir os resíduos sólidos e, ao mesmo tempo, contribuir com a
conscientização ecológica. |
- Execução permanente
de programa de manutenção de áreas verdes, ruas, logradouros públicos e
estradas rurais Realização de campanha “Adote uma praça”, junto às empresas
do setor privado. Contratação de
terceiros para limpeza pública. Locação de máquinas e
equipamentos. |
Manter a cidade limpa. Manutenção das praças públicas
pelo setor privado, reduzindo assim as despesas. |
- Instituir Programa
Permanente de Manutenção das Estradas Rurais e Ruas não Pavimentadas.
Recuperação e adequação de galerias, bueiros, travessias, melhorias de vias e
construções de pontes. |
Redução de custo e
atendimento da demanda. |
- Implantação de
Programa de Destinação Final de Entulho Adquirir máquinas e equipamentos. - Contratação de
terceiros. |
Desenvolver ações
educativas que resultem na reutilização de entulho pela Prefeitura. Potencializar a
utilização do entulho e melhorar o aspecto visual da cidade. Orientação e
capacitação de pessoal. |
- Incrementar a
produção de mudas no Horto Municipal |
Ampliar o atendimento à
população e qualificar o acervo. |
- Dar assistência a bairros
que não possuem rede de esgoto e/ou de água. |
Prevenção de doenças e
viabilizar infra-estrutura. |
- Obras e manutenção de
rotatórias, canteiros, alargamento de vias, etc. |
Melhorar e agilizar o trânsito
local, com segurança e adoção de medidas que respeitem o portador de
necessidades especiais. |
- Aquisição de
máquinas, veículos leves e equipamentos. |
Para continuidade de
melhoria no atendimento das Estradas Rurais, nas execuções de obras e demanda. |
- Construção de muros e
calçadas. |
Melhoria da segurança e
trânsito de pedestres. |
- Formulação de Projeto
do Sistema Viário do Município. |
- Melhoria do sistema
viário, com a previsão de futuros acessos na estruturação viária da cidade. |
- Retirada de
obstáculos físicos irregulares. |
Atendimento à
legislação. |
- Pavimentação de novas
vias e conservação das existentes. |
Melhoria do sistema
viário. |
- Celebração de
convênio visando a pavimentação. |
Financiamento da pavimentação,
através do PCM - Plano Comunitário de Melhoramentos. |
- Parceria com
iniciativa privada para pavimentação de Marginal da Dutra. |
Criação de alternativas
de vias de acesso à cidade. |
- Manutenção de vias
públicas (tapa-buracos). |
Conservação de vias. |
- Pavimentação asfáltica. |
Recuperação de vias,
melhorias do tráfego. |
- Recapeamento. |
Restauração de vias. |
- Aquisição de veículos
leves, máquinas e equipamentos. |
Atendimento de demanda. |
- Contratação de pessoal,
treinamento e capacitação. |
Investimento na
melhoria do serviço público. |
- Desapropriações. |
Atendimento de
necessidades da Administração Municipal e/ou implantação de melhorias no
sistema viário. |
-Realização de obras ou
parceria na rede de água e esgoto. |
Atendimento de demanda. |
- Desapropriação de
área para construção ou ampliação do Cemitério municipal. |
Aumentar a oferta de
jazigos no município. |
- Implantação e manutenção
do Departamento de Transporte Público e Trânsito. |
Equipar com recursos
humanos e materiais e treinar os funcionários municipais para o desempenho
das funções. |
- Projeto e implantação
de programas de Educação de Trânsito. |
- Desenvolver e implantar
projetos e programas de educação de trânsito nas escolas e para sociedade em
geral com o objetivo mudar o comportamento dos cidadãos no trânsito. |
- Desenvolvimento e
implantação de Programa de Redução de Acidentes e estudos e projetos visando a
melhoria das condições de circulação. |
- Levantamento de
dados, elaboração de projetos e implantação de obras viárias e de sinalização
horizontal, vertical e semafórica nos pontos críticos do município. |
- Implantação de
sinalização de orientação e de denominação de ruas. - Implantação da
fiscalização de transporte público e trânsito. |
- Melhoria da
informação para os munícipes e visitantes. - Compra de
equipamentos, contratação de fiscais, treinamento e implantação de
fiscalização para o transporte coletivo, táxi, escolares, zona azul e
trânsito. |
- Implantação de
sistema informatizado para o gerenciamento e arrecadação dos valores
provenientes de multas de trânsito. |
- Exigência do Código de
trânsito Brasileiro para arrecadar os valores provenientes de multa de
trânsito de competência do município. |
- Implantação e
manutenção da “zona azul”. |
- Implantar e manter
sistema de estacionamento remunerado de veículos na área central, com o objetivo
de melhorar o acesso de veículos a esta região. |
- reestruturação do
transporte coletivo no município. |
- Estudo de nova rede
de transportes, padronização da frota, programação horária das linhas
municipais, definição da quantidade de veículos para operar os transportes
coletivos de acordo com padrões de qualidade previamente estabelecidos. |
- Implantação e
manutenção de abrigos e pontos de parada, ainda que através de convênio com o
setor privado. |
- Melhoria das condições
de conforto dos usuários do transporte coletivo. |
- Contratação de
consultorias e serviços especializados nas áreas de trânsito e transporte
público. |
- Subsidiar
tecnicamente os trabalhos desenvolvidos pelo setor, elaborar projetos
especiais. |
- Desenvolvimento e
implantação de projetos e estudos de priorização de circulação ao transporte
coletivo, ao pedestre e ao ciclista. |
Dar condições de
segurança e prioridade ao transporte coletivo, ao pedestre e ao ciclista no sistema
viário do município. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Ampliação da
Secretaria Municipal de Educação Construção, ampliação,
reforma e adequação de espaços. Criação de cargos e
contratação de pessoal. Aquisição de linhas
telefônicas. Locação de equipamentos, máquinas, veículos e outros. |
Atender o aumento de
demanda da Rede Municipal de Ensino, otimizando espaços e serviços e
viabilizando atendimento de emergência. |
- Informatização.
Implantação de laboratórios de Informática na Rede Municipal de Ensino,
Aquisição de equipamentos de informática. Celebração de convênio
e/ou contratação de técnicos. |
Dar continuidade à
informatização da SME, da Rede, administrativa e pedagogicamente, garantindo
aos alunos o acesso à informática. |
- Ampliação da Merenda
Escolar e de Creches. Aquisição de gêneros
alimentícios para a Merenda Escolar. Aquisição de gêneros
alimentícios para as creches. Reforma e adaptação de depósitos
de gêneros alimentícios para a Creche e Merenda Celebração de
Convênios. |
Atender à demanda. Armazenar, de forma
adequada, os gêneros perecíveis. Adequar instalações. Capacitar profissionais
para melhoria do desempenho. |
Expansão do Programa de
Transporte Escolar. Aquisição de passes escolares. Locação de veículos e
contratação de serviços de transportes de alunos. |
Atender aos alunos da
Zona Rural e os portadores de necessidades especiais. |
- Capacitação e Implementação
de programa Permanente de valorização do servidor público. Capacitação de pessoal.
Contratação de serviços de terceiros. Implantação de horário destinado à
formação permanente de profissionais da Educação (HTC). |
Capacitar e estimular
pessoal para melhor desempenho. Viabilizar o encontro
dos profissionais para estudo e atualização. |
- Celebração de
Convênios Realização de convênios com entidades sem fins lucrativos,
Universidades e/ou contratação de empresa. |
Viabilizar o
atendimento de programas extra-curriculares, e
outros. |
- Ampliação da Rede de
Educação Infantil e de Creche (Maria Elmira e Vila Menino Jesus). Criação de cargos e
contratação de pessoal docente, técnico, administrativos e de apoio. Aquisição
de material permanente. Construção, ampliação e reformas. |
Atender à demanda
infantil - faixas etária de 3 a 5 anos e 11 meses. Atender aos alunos
portadores de necessidades especiais físicas. Suprir a necessidade de
pessoal. Suprir as necessidades de materiais da Rede de Educação Infantil. |
- Ampliação da Rede de
Ensino de 1º Grau. Construção, ampliação e
reforma de prédios escolares. Municipalização do Ensino de 1° Grau. Ampliação
de Classes de Suplência I e II e Classes Aceleradas. Criação de cargos e
contratação de pessoal docente, técnico, de apoio e administrativo. |
Atender à demanda para
o ensino fundamental, inclusive de alunos portadores de necessidades
especiais. Incorporar unidades de ensino de 1° Grau da Rede Estadual. Atender aos alunos que
não tiveram acesso ao ensino em idade própria. Atender às necessidades de
pessoal da Rede. |
- Ampliação do Ensino
Profissionalizante. Abertura de novos
cursos. Criação de cargos e
contratação de pessoal. Aquisição de material
permanente. |
Aumentar a oferta de
ensino profissionalizante. Suprir necessidades de
pessoal Ensino no Profissionalizante. |
- Implantação do
Estatuto do Magistério e Criação de Plano de Carreira. Aumento de recursos
para pagamento de pessoal. |
Revisar e modificar a remuneração
dos serviços da SME. |
- Implementação do
Conselho Municipal de Educação e Conselhos de Escola. |
Democratizar a gestão
pública do ensino. |
- Renovação da frota. Aquisição e/ou locação
de veículos. |
Atendimento de demanda. Necessidade de mais um
carro. |
- Implantação do novo
Regimento Comum da Rede de Ensino Municipal. |
Legitimar o projeto
político-pedagógico, favorecendo a democratização de gestão na Educação. |
- Implantação do
projeto Salas de Leitura nas Escolas Municipais. |
Criar espaços
privilegiados para atividades de leitura para alunos e comunidade. Aquisição do acervo e
dos serviços prestados. |
- Implementação do
Programa Municipal de Prevenção
às Drogas, DST/AIDS e de Orientação Sexual. |
Capacitar adolescentes como
multiplicadores na prevenção de AIDS. Orientar as crianças e
adolescentes sobre o uso indevido de drogas e sobre a sexualidade. |
- Implementação dos
projetos de arte nas escolas. (Projeto Capoeira) |
Proporcionar aos alunos
o acesso às diversas formas de expressão artísticas visando à formação global
do cidadão. |
- Implementação de
programa de Educação Ambiental. Criação do Parque de
Educação Ambiental da Moçota. Ampliação da Coleta
Seletiva do Lixo nas Escolas Municipais. |
Proporcionar à comunidade
a observação sobre a degradação do meio ambiente. Poluição sonora, do ar,
da água e do solo. Recursos Naturais.
Reciclagem do Lixo. Favorecer a Construção
de um Projeto de Educação Ambiental na Escola. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE CULTURA
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implementação da
Fábrica de Lazer e Cultura. Regularização da
desapropriação. Contratação de pessoal
e/ou Convênio com órgãos Estadual e Federal e com iniciativa privada. |
Desenvolvimento de
oficinas, cursos, teatro. Dotar a cidade de um
centro de lazer e formação cultural. |
- Reforma
administrativa. - Contratação de
pessoal. |
Readequação das
divisões e de cargos. |
- Implementação de projeto
da Ação Cultural Descentralizada. |
Atendimento de demanda
por instrumentos de cultura nos bairros. |
- Implantação de
projeto. |
Incentivo à arte das figureiras, cesteiros, doceiras. Política de descentralização
da cultura e incentivo à cultura regional. |
- Criação do Palco
Móvel. |
Para uso na ação
cultural descentralizada. |
- Aquisição de
materiais e equipamentos. |
Maior agilidade e
eficiência na execução dos trabalhos da Secretaria. |
- Implantação e
execução do Projeto “Dançar é Vida”. |
Levar a dança às
crianças carentes da cidade, através de oficinas. |
- Realização de cursos
e Oficinas Culturais. |
Possibilitar o acesso
da população às mais diversas formas de arte, ampliando e adequando o
atendimento. |
- Exposição de Artes
Plásticas. |
Elaboração de
calendário de exposição de trabalhos de artistas plásticos da cidade,
divulgando a sua obra. |
- Realização de cursos. |
Capacitação de pessoas interessadas
em atividades culturais até como forma de geração de renda. |
- Resgate da cultura
popular. |
Incentivar os diversos
tipos de manifestação cultural nos bairros. |
- Resgate da Serenata. |
incentivar e apoiar a
sua realização. |
- Projeto “Memória
Viva” |
Manter documentada em
vídeo, foto, texto (etc.) a memória da cidade, com registro, através de
pessoas que se disponham a contá-la. |
- Feira do Artesanato. |
Continuidade ao
trabalho que já vem sendo realizado, aos sábados, na Praça da Bandeira. |
- Implementação de
Biblioteca para Deficientes Visuais. |
Atendimento de demanda. |
- Implementação de
Biblioteca Infanto Juvenil, |
Atendimento de
necessidade de espaço específico para a juventude desenvolver o hábito da
leitura. |
- Reestruturação da
fanfarra municipal, compra de material e instrumentos. |
Resgatar a fanfarra
municipal, incentivando os jovens a utilizar suas habilidades musicais. |
- Criação da Videoteca. |
Exibição de filmes
educativos. |
- Criação da Gibiteca. |
Incentivo às crianças
para desenvolverem o hábito de ler. |
- Assinatura de
revistas e jornais para a Biblioteca. |
Atualização do acervo. |
- Renovação do acervo
da Biblioteca, com aquisição de livros. |
Atendimento de demanda. |
- Celebração de
convênio com órgãos dos governos Estadual e Federal e de parcerias com a
iniciativa privada. |
Implementação de
política cultural de forma ampla, atendendo diversos públicos. |
- Política de Valorização
do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico Cidade (público ou não). - Celebração de
convênio com instituições públicas e privadas. |
Realização de
atividades que visem a sua restauração, manutenção e valorização. |
- Realização de festividades
e de eventos artísticos e culturais. |
Aprimoramento do
conhecimento e conscientização do valor da cultura. |
- Projetos de
marionetes e fantoches na biblioteca. |
Ensino e educação
através do teatro. |
- Criação de arquivo
histórico municipal. |
Preservar a memória. |
- Ampliação do quadro
de funcionários. |
Melhorar o
desenvolvimento e andamento do trabalho. |
- Criação de
bibliotecas nos bairros. |
Descentralização do
atendimento e melhoria no acesso. |
- Implementação de biblioteca
itinerante, com aquisição de equipamentos necessários. |
Descentralizar o
atendimento, facilitando o acesso ao serviço. |
- Implementação de
projetos turísticos. |
Aproveitar o potencial
turístico do município. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
-Ampliação, construção,
manutenção e reforma de instalações esportivas. Construção de canchas de
malha e bocha. Aquisição de equipamentos
e material esportivo. Aquisição de
mobiliário. |
Melhorar a qualidade do
atendimento à população. |
- Informatização. Aquisição de
equipamentos, Ampliação do quadro de servidores. |
Atendimento de demanda
com eficiência e rapidez. |
- Organização de
torneios e eventos esportivos e recreativos. Contratação de pessoal
de apoio. |
Ampliar o atendimento. |
- Ampliação e
construção de campos de futebol no município. Construção de
vestiários e alambrados. Ampliação do quadro de
servidores. Aquisição de
equipamentos para iluminação. Aquisição de grama. Aquisição de materiais
e equipamentos esportivos. |
Ampliar e melhorar o
atendimento à comunidade. |
Convênio com
Universidade. |
Ampliar e melhorar o
atendimento à comunidade. |
- Implementação de
projetos de atendimento à criança e ao adolescente de risco. |
Medida preventiva. |
- Implementação de
projeto que priorizem os portadores de necessidades especiais. |
Atendimento aos
portadores de necessidades especiais. |
Implantação de projetos
que visem prioritariamente os idosos. |
Atendimento à população
de Terceira Idade. |
- Parceria com a
iniciativa privada. |
Realização de
atividades, com a participação - inclusive financeira dos diversos setores da
sociedade. |
- Projeto Férias na
Cidade. Aquisição de materiais
esportivos e equipamentos. Contratação de pessoal
de apoio. Compra de gêneros
alimentícios. |
Atendimento de
estudantes no período de férias escolares, com atividades esportivas e
recreativas. |
- Custeio de
representação esportiva nos torneios regionais, estaduais e nacionais. |
Desenvolvimento de
desporto municipal. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DA CIDADANIA E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
Implantação de Unidade
de atendimento à crianças na faixa entre 7 e 14 anos. |
Favorecer o acesso e
permanência das crianças na educação formal, apoio material, proteção
integral e prevenção de situações de permanência nas ruas. |
- Implantação de cursos
e oficinas profissionalizantes. |
Atendimento
sócio-educativo, orientação e preparo para o trabalho de adolescentes na
faixa etária entre 14 e 18 anos. |
- Construção de
equipamento para o atendimento de crianças e adolescentes. |
Atendimento a crianças
e adolescentes em situação de riscos (abandono, vitimizações,
maus-tratos). |
- Descentralização do
Plano Social. |
Pronto atendimento
social à comunidade, atenção à situações emergenciais, através de apoio material
e ações sócio-educativas. |
- Implantação de cursos
profissionalizantes e atividades de geração de renda. |
Atendimento a munícipes
em situação de desemprego ou subemprego, provenientes de famílias
desfavorecidas economicamente. |
- Reestruturação do
Albergue e garantia de infra-estrutura (material e
técnica). |
Atendimento à população
de rua: Itinerantes, migrantes,
“homens de rua”, pedinte, perambulantes, munícipes e não munícipes e que
permanecem/sobrevivem nas ruas. |
- Qualificação do
atendimento prestado pelos asilos e implementação de espaços de convivência
para a terceira idade. |
Implementação da
política de atendimento à população idosa. |
- Implantação de espaço
de socialização e desenvolvimento de atividades culturais, esportivas,
artesanato, etc. |
Atendimento aos
portadores de necessidades especiais. |
- Celebração de
convênios e parcerias com instituições de assistência social. |
Viabilização e garantia
de continuidade de programas de assistência social. |
- Assessoria técnica
sistemática às instituições de assistência social. |
Capacitar as
instituições de assistência social, articulando-as para a organização da rede
de atendimento local. |
- Implantação do
Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima. |
Combater à miséria e
garantia da permanência de crianças com idade entre 7 e 14 anos na escola. |
- Atendimento a
emergências e a situações de calamidade pública. |
Garantir o atendimento
às vitimas. |
- Contratação de
pessoal técnico, administrativo e operacional. |
Para atender às
finalidades da Secretaria na implantação e desenvolvimento dos programas. |
- Aquisição de
veículos, móveis, máquinas, equipamentos e ferramentas. |
Implantação dos
Programas de atendimento da Secretaria. |
- Capacitação de
pessoal através de cursos. |
Qualificação dos
serviços prestados. |
- Implementação do
Conselho Tutelar. |
Cumprimento do Estatuto
da Criança e do Adolescente e legislação municipal pertinente. |
- Implementação dos Fundos
Municipais: de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e
do Fundo do Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima. |
Cumprimento às Leis
Municipais pernitentes, definição e implementação
das políticas correspondentes. |
- Celebração de
convênios com Universidades para contratação de serviços e estagiários. |
Realização de pesquisas
que visem a identificação e definição de políticas de assistência social no
município, bem como a implementação de ações da Secretaria. |
- Contratação de
Assessorias e/ou Consultorias. |
Realização de estudos,
capacitação e planejamento de ações da Secretaria. |
- Implantação de
Projeto Comunidade Participação e Organização. |
Mobilizar e organizar a
população em projeto de participação comunitária, bem como no envolvimento
com a política habitacional do Município. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE SAÚDE
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Construção, reforma e
ampliação de Unidade de Saúde. - Contratação de
pessoal. - Provimento de cargos
e salários. - Celebração de
convênios. - Implantação de
Policlínicas. - Locação de imóveis. |
Ampliação da oferta de
serviços básicos de saúde à população. Melhoria do sistema,
com atendimento descentralizado d especialidades. |
Informatização das
Unidades de Saúde. - Adequação do sistema
de telefonia. |
Maior qualidade e
agilidade dos serviços, visando o acesso do usuário de forma mais simples
(agendamento) e a organização de uma rede de informações de saúde (prontuário
único e sistema de informatização de saúde). Melhoria do controle de
qualidade dos serviços. |
Aquisição de
ambulâncias e outros veículos. Locação de veículos. |
Atendimento de demanda,
aumentando a capacidade de solucionar problemas de transporte. |
Aquisição de
equipamentos e instrumentos médicos hospitalares. |
Equipar adequadamente
as Unidades de Serviço de Saúde e emergência. |
- Aquisição de
equipamentos e mobiliário médico hospitalares. |
Melhoria da qualidade
dos serviços do Sistema. |
- Aquisição de
ambulância com UTI e ambulâncias para remoção. |
Atendimento adequado às
situações emergenciais. |
- Realizar treinamento
e capacitação de pessoal e educação em saúde. |
Melhoria da qualidade
dos serviços prestados, através da participação e realização de cursos e
seminários. |
- Implementação do
Programa de Atendimento à Saúde Mental. |
Atendimento de demanda
e ampliação dos serviços. |
- Construção e ativação
de unidades de pronto atendimento. |
Ampliação do
atendimento. |
- Implantação de turnos
de atendimento nas Unidades de Saúde. |
Facilitar o acesso e
aumentar a oferta de serviços. |
- Programa de
orientação e divulgação de informação sobre Saúde e utilização de serviços. |
Esclarecer e orientar os
usuários dos serviços de saúde, informando a população sobre medidas
preventivas. |
- Parceria com a
iniciativa privada e entidades sindicais. |
Divulgação de medidas
preventivas ao acidente de trabalho, doenças profissionais. |
- Implantação do PAD -
Programa de Atenção Domiciliar e do PID - Programa de Internação Domiciliar. |
Efetivo atendimento às
necessidades da população, otimizando a utilização, reduzindo o déficit local
dos leitos e promovendo a integração do paciente com sua família. |
- Implementar as ações
de Vigilância Sanitária. |
Viabilizar o controle
do comércio de produtos alimentícios. Autorizar a instalação
e controlar os estabelecimentos de saúde. |
- Ampliar ações de
Vigilância Epidemiológica. |
Garantir o controle das
doenças de notificação no Município. |
- Ampliar a oferta de
atendimento em Saúde Bucal nos bairros. |
Ampliar o atendimento e
garantir ações de prevenção. |
- Implantação de
serviço de reabilitação. |
Garantia de acesso aos
serviços. Viabilizar a concessão
de artigos próprios. |
- Implantar programa
DST/AIDS, com equipe multiprofissional. |
Atendimento
diferenciado, preventivo, educativo e de respeito aos doentes de HIV. |
Organizar e normatizar ações
de prevenção e assistência integral de saúde. |
Melhoria dos índices de
morbi-mortalidade, permitindo o investimento em
prevenção. |
- Implantação de
projetos que visem a promoção da saúde da criança e do adolescente, da
mulher, do idoso e do trabalhador prioritariamente. |
Melhorar a qualidade
dos serviços prestados. |
- Implementar o
Conselho Municipal ou Conselhos Locais de Saúde. |
Viabilização do
controle social da gestão da Saúde Municipal atrás da participação popular. Prover recursos para garantir
as suas atividades. |
- Implementar o Fundo
Municipal de Saúde. |
Viabilizar o controle e
gestão financeira dos recursos para área de Saúde. |
- Implementar os
Programas de Controle de Hipertensão Arterial e Controle de Diabetes. |
Atendimento diferenciado
aos pacientes. |
- Implantar o Centro de
Controle de Zoonoses. |
Viabilizar o controle
de Zoonoses. |
- Implantar o Programa
de Saúde da Família. |
Garantir ações de
prevenção. Controle de doenças com
atendimento domiciliar. |
-Implantar Programa de
Atenção às carências Nutricionais. |
Garantir a recuperação
nutricional de crianças, gestantes e idosos. |
- Construção de Centro
Neurológico no Hospital da FUSAM. - Aquisição de
equipamentos para o Centro Neurológico. |
Atendimento diferenciado
aos pacientes portadores de doenças neurológicas. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Implementação da
Feira do Produtor: Organização de estrutura
física em vários pontos da cidade. |
Apoiar e incentivar a
produção rural no município, possibilitando o acesso da população a produtos
de primeira necessidade com qualidade e preços mais competitivos, sem
descuidar da qual idade. |
- Aquisição de
Equipamentos e material permanente. |
Melhoria do sistema
proporcionando maior qualidade e agilidade dos serviços. |
- Contratação de
Pessoal. Provimento de Cargos e
Salários. |
Atender a demanda e adequar
a estrutura funcional de todas às áreas deficientes. |
- Implementação do
Projeto “Ponto da Economia”. Organização de
estrutura física para a venda de produtos sazonais, somente em locais de
grande concentração popular. |
Levar ao consumidor, a
preços mais acessíveis, produtos sazonais. |
- Implantação da
Patrulha Agrícola. Aquisição de máquinas
agrícolas: trator, arado, grade, esparramador de
calcário etc. |
Política de incentivo à
pequena produção e ao desenvolvimento econômico da cidade. |
Reforma do Mercado
Municipal. Aquisição de
equipamentos e de material permanente. |
Adequar a atual
estrutura do Mercado Municipal às exigências dos usuários e sanar as
deficiências existentes. |
- Vacinação e cadastramento
do gado vacum, cavalar, ovino, caprino e suíno. |
Contribuição à
erradicação da Febre Aftosa; Combate à zoonose
raiva; Iniciar o combate à
brucelose, cadastrando os agricultores e o número de seus animais. |
- Municipalização do projeto
“Caminho da Roça”. Realização de cursos
artesanais. |
Agregar valores à
produção agro-pastoril, melhorando a renda na
pequena produção. |
- Apoio a eventos
municipais relativos à agricultura. |
Ação junto às escolas e
entidades sem fins lucrativos. |
- Programa de Incentivo
para a Implantação de Hortas Escolares e Comunitárias - Distribuição de
material de apoio. |
Incentivo à produção de
alimentos, barateando custos. |
- Impressos e
documentos. |
Utilização de folhetos
explicativos, jornais e cartilhas. |
-Programa Volta ao
Campo. Convênio com o SEBRAE. |
Incremento e
valorização da produção agropecuária. |
- Construção do
Matadouro Municipal. |
Com a criação do Serviço
de Inspeção Municipal é mister que o município possua seu “matadouro”,
evitando o abate clandestino dos grandes animais e possibilitando o exame da
produção. |
- Contratação de
pessoal. Provimento de cargos e
salários. |
Atender à demanda, em locais
como Mercado, hortas, fiscalização, etc. |
- Construção do Parque
de Exposição e Recreação. |
Dotar a cidade de mais
um equipamento para a atração de turistas e investimento. |
- Implementação de
Turismo Rural e Ecológico. |
Criar emprego na Zona Rural,
fixando o homem no campo. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
FUSAM - FUNDAÇÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
- Criação de centro cirúrgico
e obstétrico com área de central de esterilização acoplada. |
Adequação técnica às
normas de fluxo de pessoal e material (controle de infecção hospitalar) e
principalmente adequação à demanda atual de cirurgias existentes em nosso
município. |
- Reforma de
instalações físicas. |
Adequar as instalações
atuais, otimizando espaços e serviços. |
- Aquisição de
equipamentos médico-hospitalares. |
Estruturar os serviços
e viabilizar sua melhoria na qualidade. |
- Criação de unidade semi-intensiva
neonatal. |
Capacitação do berçário
para dar suporte à vida de recém-natos e prematuros até a sua transferência
para UTIs neonatais (celebração de convênios que
garantam o acesso de nossos pacientes a estes serviços). |
- Construção e reforma
de instalações administrativas. |
Possibilitar melhores
condições de trabalho, separando atendimento dos pacientes de Rotinas
Administrativas. |
- Construção e reforma
da cozinha. |
Viabilizar o suporte de
nutrição como suporte terapêutico. |
- Construção, reforma e
ampliação das estruturas de suporte: lavanderia, Manutenção, Almoxarifado. |
Atualizar equipamentos
existentes, regularizar programas, possibilitar melhoria da qualidade dos
trabalhos, possibilitar redução de custos. |
- Informatização do
sistema hospitalar com aquisição de equipamentos, materiais e programas de
informática. |
Tornar o atendimento
mais ágil e eficiente, permitindo o controle das informações com redução de
tempo de processamento. |
- Substituição de veículos
(ambulância e apoio). |
Melhorar as condições
do atendimento emergencial. |
- Criação de cargos e
contratação de pessoal. |
Atender aumento de
demanda, substituição de profissionais inabilitados, desenvolver trabalhos /
atividades específicas, compor quadro legal de funcionários. |
- Treinamento e
capacitação de pessoal. |
Atualização de
técnicas, conceitos, conhecimentos e práticas voltadas ao trabalho de cada
profissional, prestando serviços com qualidade e custos adequados. |
- Plano de cargos e
salários, plano de carreira e avaliação de desempenho. |
Adequação ao mercado de
trabalho, valorização e desenvolvimento profissional. |
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 1999
CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA
METAS E PRIORIDADES |
OBJETIVOS |
Adaptação das
instalações da Câmara Municipal. |
Adequar o setor
legislativo, administrativo e de assessoria para melhor desenvolvimento dos
serviços. |
- Melhoria das
Instalações existentes. |
Reformas que se fazem necessárias,
tendo em vista a aquisição de novos equipamentos e mobiliário. |
- Reforma na Estrutura
Administrativa com a criação de órgãos. |
Criação de novos órgãos
de assessoramento político, legislativo e administrativo. |
- Revisão do sistema de
informática existente e implantação de novos sistemas. |
Atualização e adequação
da informatização e implantação de novos sistemas operacionais. |
- Realização de
Concurso Público. |
Provimento de cargos
necessários ao bom andamento do serviço público. |
- Publicação de atos
oficiais. |
Viabilizar o
cumprimento de legislação específica sobre publicidade dos atos públicos. |
- Treinamento de
Vereadores para reciclagem de seus conhecimentos. |
Atualizar o
conhecimento dos Vereadores na atuação legislativa. |
- Treinamento de
Recursos Humanos. |
Proporcionar
treinamento aos servidores, atualizando e especializando-os em suas
atividades. |